Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Kari Santos: Lula precisa se atentar para avanço da extrema direita no Nordeste

Ao Fórum Onze e Meia, vereadora de Recife defendeu que o presidente precisa reforçar imagem na região, principalmente entre os jovens.

Fórum Onze e Meia desta terça-feira (15) recebeu a vereadora de Recife, Pernambuco, Kari Santos (PT), que analisou a queda da popularidade de Lula no Nordeste, principalmente entre os jovens, e alertou que o presidente precisa voltar a realizar suas caravanas pela região para combater a ampliação da extrema direita nos estados nordestinos.

Kari ressaltou que as viagens internacionais são importantes para o Brasil para que o país possa estabelecer as nossas relações diplomáticas, mas afirmou que, quando o presidente Lula está fora, de certa forma, “ele deixa um vácuo que é tomado pela direita”.

“Eu posso dizer sem sombras de dúvidas que o presidente Lula tem uma força muito grande aqui no Nordeste, mas ele precisa também trazer uma denúncia que a direita e a extrema direita estão fazendo um levante, inclusive, de futuros candidatos a deputados federais, deputados e senadores, e que eles estão fazendo uma onda aqui no Nordeste”, defendeu Kari.

A vereadora esclareceu que é preciso fazer com que a influência de Lula cresça nos estados onde ele não tem uma popularidade direta boa, mas que isso não pode significar “abandonar” o Nordeste porque hoje existe uma força da extrema direita que tenta se infiltrar na região e isso pode trazer um impacto nas eleições de 2026.

“Então, o presidente Lula precisa ter uma boa popularidade no Brasil todo, só que quem consegue segurar as contas no final é o Nordeste. Então, a gente não pode abrir mão do Nordeste”, alertou Kari. Ela considerou que Lula não abre mão da região em relação aos investimentos feitos nos estados do Nordeste, mas que isso não é o suficiente.

“Eu acredito que a presença do presidente Lula tem que ser mais forte no Brasil e deve ser mais forte no Nordeste para que o nome dele fique sólido e que a gente consiga fazer com que as forças externas não venham interferir no processo eleitoral aqui no Nordeste”, acrescentou a vereadora.

Kari também defendeu que Lula deve investir na “linguagem simples” em tom de brincadeira como a que ele utilizou para falar sobre os pedidos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao presidente Trump para que interfira no julgamento contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

“Ele tem que fazer essa linguagem simples que ele sempre teve, mas dentro de um tom de brincadeira, debochado, para tentar atrair o público jovem, para fazer com que o presidente Lula possa dialogar. Porque essa nova geração, infelizmente, não conhece o presidente Lula. É uma geração que é beneficiária das políticas públicas do governo Lula, mas que não teve oportunidade de conhecer o presidente Lula”, analisou a vereadora.

Para Kari, a imagem do presidente não está sendo bem explorada entre a população jovem. “A gente fez uma mobilização enorme nas redes sociais e nas ruas para estimular o título de eleitor dos jovens, só que a gente precisa dialogar com esses jovens porque vem um processo de eleição que vai ser muito difícil. Mas acredito que o processo de comunicação e disputa de narrativa não tem que ser só um processo eleitoral”.

A vereadora ressaltou que, quando a esquerda passa a disputar a política só no processo eleitoral, isso faz com que a direita ocupe os espaços que o campo progressista deixou em aberto. “A gente precisa dialogar com a juventude. É importante que a gente venha trabalhar o cenário de renovação dentro do PT para que o presidente Lula possa atentar, na verdade, para a juventude que precisa de um presidente para chamar de seu”, disse Kari.

Ela destacou, ainda, que hoje a extrema direita mobilizada está criando setores de juventude dentro dos partidos, como o PL Jovem, e que isso precisa ser organizado pela esquerda também. “Por que não faz o PT jovem? Por que não pega os vereadores mais jovens no PT para poder divulgar o Partido dos Trabalhadores? Eu, por exemplo, sou a vereadora mais jovem da história do PT na cidade do Recife, a gente tem o Pedro Rousseff em Minas Gerais, que é o vereador jovem do PT, a gente tem a Luna Zarattini, que é vereadora de São Paulo. E não é uma questão de discussão etária, é uma discussão de renovação”, afirmou Kari.

“Então, vamos fazer uma movimentação para discutir o PT jovem. Cada vereador jovem de cada estado vai rodar seu estado para poder falar com a juventude sobre a importância do PT, sobre as políticas públicas. Acho que esse é um fator diferencial que vai trazer um impacto positivo nas eleições de 2026. Então, a gente precisa se atentar para isso, principalmente como se trata aqui no Nordeste”, ressaltou.

Confira a entrevista completa da vereadora Kari Santos ao Fórum Onze e Meia

Foto: Reprodução/X

FONTE: https://revistaforum.com.br/politica/2025/7/15/kari-santos-lula-precisa-se-atentar-para-avano-da-extrema-direita-no-nordeste-183424.html