Ministro russo critica envolvimento direto alemão no conflito e compara ações atuais a erros históricos do século XX.
247 – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que a Alemanha está repetindo erros históricos ao se envolver diretamente no conflito na Ucrânia, o que poderia levar o país ao colapso. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (28) durante entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, da emissora estatal russa VGTRK.
Lavrov reagiu às recentes declarações do chanceler alemão Friedrich Merz, que anunciou apoio à produção conjunta de armas de longo alcance com a Ucrânia. “O envolvimento direto da Alemanha na guerra agora é óbvio”, disse Lavrov. “A Alemanha está escorregando pela mesma ladeira que já percorreu algumas vezes no século passado – rumo ao seu próprio colapso”, acrescentou.
O ministro russo expressou esperança de que “políticos responsáveis” na Alemanha “tirem as conclusões corretas e coloquem fim a essa loucura”.
Em Berlim, ao lado do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Merz anunciou uma “nova forma de cooperação militar-industrial” com Kiev, visando a produção conjunta de armas de longo alcance. O chanceler alemão também afirmou que não há mais restrições de alcance para as armas fornecidas à Ucrânia pela Alemanha, Reino Unido, França e Estados Unidos.
A decisão de Merz gerou críticas dentro da própria coalizão governista alemã. Ralf Stegner, membro do Partido Social-Democrata (SPD), classificou os comentários como “inúteis” e defendeu um foco maior na diplomacia.
Foto: Sofya Sandurskaia/TASS
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/lavrov-alerta-que-apoio-militar-da-alemanha-a-ucrania-pode-levar-berlim-ao-colapso