Participantes da cúpula online chegaram a um consenso quanto à necessidade de avançar para uma ordem internacional mais justa, equilibrada e inclusiva.
247 – Os líderes dos países do BRICS discutiram o procedimento para enfrentar medidas unilaterais no âmbito do comércio durante uma cúpula extraordinária online realizada nesta segunda-feira (8), informou o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comunicado.
O Brasil, por iniciativa do presidente Lula, realizou nesta segunda uma cúpula extraordinária online dos países membros do BRICS para discutir a política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“O encontro também ofereceu a oportunidade de trocar opiniões sobre como enfrentar os riscos associados ao fortalecimento de medidas unilaterais, inclusive no comércio internacional, e sobre como ampliar mecanismos de solidariedade, coordenação e intercâmbio comercial entre os países do BRICS”, destacou a nota.
Segundo o comunicado, os participantes da cúpula chegaram a um consenso quanto à necessidade de avançar para uma ordem internacional mais justa, equilibrada e inclusiva.
“No contexto de crescente instabilidade internacional, tanto na esfera econômica quanto na política, o BRICS reafirmou seu compromisso com a manutenção e o fortalecimento da abordagem multilateral, assim como com a reforma das instituições internacionais”, acrescentou o texto.
Ainda conforme a nota, a cúpula teve duração aproximada de uma hora e meia.
Na reunião, o presidente Lula afirmou que as sanções secundárias estão dificultando o fortalecimento dos laços comerciais entre países.
“A introdução de medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições, as sanções secundárias limitam nossa liberdade de fortalecer o comércio entre países amigos, o ‘dividir para governar’ é a nova estratégia de ação unilateral, e o BRICS deve mostrar que a cooperação está acima de tudo”, disse Lula.
O presidente chinês, Xi Jinping, pediu aos países do BRICS que salvaguardem o sistema multilateral de comércio e resistam a todas as formas de protecionismo, ao discursar na cúpula.
Xi também instou os países do BRICS a explorarem suas próprias vantagens e aprofundarem a cooperação em diversas áreas, incluindo comércio e economia, finanças e tecnologia.
A África do Sul apoia a iniciativa de reformar a Organização Mundial do Comércio (OMC), e os países do BRICS devem respaldar mudanças no âmbito da instituição, afirmou o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Os líderes dos países membros do BRICS discutiram na cúpula a cooperação em áreas de comércio, economia e outros setores, levando em consideração a situação atual da economia global, durante a cúpula, informou o Kremlin.
“As questões de cooperação entre os países membros do BRICS nas esferas comercial, econômica, financeira, de investimentos e outras foram debatidas, considerando a conjuntura atual da economia mundial”, disse o governo russo em comunicado publicado no Telegram.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, propôs nesta segunda a criação de um mecanismo dentro do BRICS para enfrentar sanções unilaterais.
“O BRICS poderia desenvolver um mecanismo comum para apoiar seus membros diante de sanções unilaterais ilegais e para continuar desenvolvendo suas economias sem serem submetidos a pressões políticas injustas”, disse Pezeshkian, segundo a assessoria de imprensa da presidência iraniana. (Com informações da Sputnik).
Foto: Ricardo Stuckert
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/lideres-do-brics-fecham-acordo-contra-pressoes-unilaterais-no-comercio-internacional#google_vignette