Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Lindbergh pede prisão de Ramagem após fuga para Miami

Líder do PT cobra ação imediata do STF e da Câmara diante da viagem do deputado condenado por trama golpista.

247 – O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu nesta quinta-feira 20 a prisão preventiva do delegado e deputado Alexandre Ramagem, condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão no processo que apura a trama golpista contra a democracia. A reação ocorre após Ramagem deixar o Brasil rumo a Miami. As declarações foram publicadas pelo parlamentar em suas redes sociais, que também detalhou as medidas já protocoladas.

No texto, Lindbergh afirma ter apresentado ao Supremo Tribunal Federal uma petição relatando a fuga do deputado, “o uso de passaporte irregular, a violação das cautelares e o risco concreto à aplicação da lei penal”. O líder do PT pede a prisão preventiva, a inclusão do nome de Ramagem no sistema de difusão do alerta vermelho da Interpol e, após o trânsito em julgado, sua extradição para cumprir pena no Brasil.

Segundo o parlamentar, a fuga para os Estados Unidos é incompatível com o cumprimento das decisões judiciais impostas ao deputado condenado.

Cobrança à Câmara: licença médica, registro de presença e votações

A segunda medida protocolada foi endereçada à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Lindbergh solicita esclarecimentos sobre os atos administrativos que envolveram a eventual concessão de licença médica, autorização de saída do país e “a aparente ausência de publicação no Diário Oficial”.

O deputado também questiona se houve marcação irregular de presença e votações à distância feitas por Ramagem em território estrangeiro, possivelmente com uso de celular, o que violaria as regras internas da Casa.

“A lei vale para todos”

Lindbergh afirma que o caso representa um teste para a autoridade das instituições brasileiras. “Um parlamentar condenado por crimes graves contra a democracia não pode fugir para Miami como se nada tivesse acontecido. A lei vale para todos e irá imperar contra o deputado fugitivo, que seguiu o exemplo de Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro, entre outros”, escreveu.

O líder do PT sustenta que não pode haver impunidade e que as instituições precisam agir para garantir que condenações relacionadas a crimes contra o Estado democrático não sejam esvaziadas por manobras ou fugas internacionais.

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/lindbergh-pede-prisao-de-ramagem-apos-fuga-para-miami-q35om1vm