Pedido de até 74 aeronaves reforça a malha aérea regional e pode abrir 35 novos destinos a partir de 2026.
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta semana o impacto do acordo firmado entre a Embraer e o Grupo LATAM, que prevê a entrega de até 74 aeronaves do modelo E195-E2. Em publicação, Lula elogiou a iniciativa e ressaltou o papel estratégico da fabricante brasileira.
“A Embraer é uma potência da engenharia nacional. Esta entrega consolida a empresa como uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e fortalece nossa indústria e nosso setor aéreo. Mais emprego, renda e desenvolvimento para o Brasil”, declarou o presidente em suas redes sociais.
O acordo com a LATAM
Segundo a LATAM Airlines, o pedido inclui 24 aeronaves confirmadas e outras 50 opções de compra, com valor estimado em US$ 2,1 bilhões. As primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2026 e devem inicialmente atender à LATAM Airlines Brasil, com possibilidade de expansão para demais afiliadas do grupo.
O investimento tem como objetivo expandir a frota e diversificar a malha regional, permitindo à companhia adicionar até 35 novos destinos aos 160 já atendidos. “A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
Embraer como protagonista
Para a Embraer, o contrato fortalece sua presença no mercado sul-americano e reafirma a competitividade do E195-E2. Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da fabricante, destacou: “Essa parceria estratégica com o grupo LATAM reflete a necessidade da companhia aérea em escolher a aeronave mais eficiente e adequada para apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. Estamos extremamente orgulhosos de que o grupo LATAM tenha feito a melhor escolha para avançar na conectividade da região”.
Tecnologia e impacto econômico
Os jatos da nova geração contam com motores Pratt & Whitney GTF, design aerodinâmico otimizado e tecnologia fly-by-wire, o que garante redução de até 30% no consumo de combustível por assento em comparação a modelos anteriores. Além disso, a configuração interna elimina o assento do meio, proporcionando maior conforto aos passageiros.
A LATAM, que hoje possui 362 aeronaves em operação, já ampliou sua rede de destinos em 24% desde 2021. A chegada dos E195-E2 promete dar mais flexibilidade às operações da companhia e fortalecer sua posição como maior grupo de aviação da América do Sul, ao mesmo tempo em que reforça a relevância da Embraer no cenário global da aviação comercial.
https://x.com/LulaOficial/status/1970135773446885861
Foto: Ricardo Stuckert
FONTE: https://www.brasil247.com/economia/lula-celebra-acordo-entre-embraer-e-latam-mais-emprego-renda-e-desenvolvimento-para-o-brasil