Presidente exaltou artistas e manifestantes que tomaram as ruas e destacou a democracia como “a maior de todas as artes”.
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta segunda-feira (22), o papel dos artistas e da população nas manifestações realizadas em todo o país contra a anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Em declaração pública, Lula associou a mobilização atual a momentos históricos de luta pela democracia no Brasil.
“Quero saudar todos os artistas que se uniram ontem a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia. Isso nos traz a lembrança dos anos 70, durante a redemocratização, quando suas vozes se somaram à voz de uma população que clamava pela liberdade. E das Diretas Já, nos anos 80, quando entoaram ao lado do povo o grito pelo direito de votar para presidente. Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia”, afirmou.
Lula também agradeceu aos cidadãos que participaram dos atos em diferentes capitais, ressaltando a importância da mobilização popular. “Parabenizo também a cada brasileiro e cada brasileira que participou desta mobilização nas ruas e nas redes para defender um Brasil mais democrático e soberano”, disse.
Mobilizações em São Paulo e no Rio
No último domingo (21), os protestos ganharam força nas duas maiores capitais do país. Em São Paulo, 42,3 mil pessoas se concentraram na Avenida Paulista, em frente ao Masp, segundo dados do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP). Já no Rio de Janeiro, 41,8 mil manifestantes ocuparam a orla de Copacabana, em ato batizado de “Brasil nas ruas”.
Além de discursos de parlamentares e lideranças políticas, o movimento contou com apresentações de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Marina Sena, Maria Gadú e Os Garotin, que interpretaram canções históricas de engajamento político, como Podres poderes, de Caetano, e Cálice, cantada por Chico e Gil.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/lula-compara-atos-contra-anistia-a-redemocratizacao-espetaculo-da-democracia