Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Lula deve visitar assentamento do MST em São Paulo alvo de ataque criminoso

Na avaliação do governo do presidente Lula, a motivação do crime em Tremembé foi um lote cobiçado envolvido na reforma agrária e utilizado pelo movimento.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro, para prestar solidaridade, após o ataque armado ao assentamento Olga Benário, em Tremembé-SP. O atentado resultou em três mortes e alguns feridos gravemente.

De acordo com informações da CNN Brasil neste domingo (12), Lula infiormou que deve visitar o local do ataque, mas não definiu uma data. Ele também informou ao dirigente que pediu à Polícia Federal que investigue o caso.

Na avaliação do governo federal, a motivação do crime foi um lote cobiçado envolvido na reforma agrária e utilizado pelo movimento.

No local, morreram Valdir do Nascimento, conhecido como Valdirzão, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28. No sábado (11), Denis Barbosa de Carvalho, de 29 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu, conforme informado por uma liderança do movimento nas redes sociais.

A Polícia Civil de São Paulo informou que prendeu na tarde de sábado um dos suspeitos de matar os militantes que participavam do assentamento no interior paulista. De acordo com a polícia, o detido, apontado como mentor intelectual do crime, é conhecido como Nero do Piseiro e já tinha passagem criminal por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi reconhecido por testemunhas que viram os criminosos chegando ao local em carros e motos. Os crimes ocorreram na noite de sexta no assentamento localizado na Estrada Canegal, por volta das 23 horas.

Após pedido de Lula, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que a PF instaure inquérito para apurar o ataque. A pasta informou que uma equipe da corporação, com agentes, perito e papiloscopista, já foi deslocada para Tremembé.

Foto: Ricardo Stuckert

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/lula-deve-visitar-assentamento-do-mst-em-sao-paulo-alvo-de-ataque-criminoso