Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Lula diz que vai dialogar com Trump em busca de paz na Venezuela

Em coletiva no G20, presidente manifesta preocupação com movimentação militar dos EUA no Caribe e diz que abordará o tema com Donald Trump.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a tratar do aumento da tensão entre Estados Unidos e Venezuela no mar do Caribe durante entrevista coletiva na reunião do G20, na África do Sul, neste domingo (23). O líder brasileiro afirmou que acompanha com apreensão a escalada militar na região.

Lula enfatizou o papel do Brasil na mediação de conflitos sul-americanos e antecipou que discutirá o assunto com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos. Ele declarou que a instabilidade regional preocupa Brasília, sobretudo diante da presença militar norte-americana próxima ao território venezuelano. “Eu estou preocupado, porque a América do Sul é considerada uma zona de paz. Somos um continente que não temos armas nucleares, bombas atômicas, nada. Lá, o nosso negócio é trabalhar para crescer”, afirmou.

O presidente criticou a movimentação militar dos EUA no Caribe e reforçou que o Brasil não pode se omitir. “A mim, me preocupa muito o aparato militar que os EUA colocou no Caribe. E eu pretendo conversar com o presidente Trump. O Brasil tem responsabilidade na América do Sul, faz fronteira com a Venezuela, e não é pouca coisa. Acho que não tem nenhum sentido você ter uma guerra agora”, disse Lula.

Ele também fez referência ao conflito no Leste Europeu ao alertar sobre o risco de escaladas militares. “Não vamos repetir o erro do que aconteceu na guerra da Rússia e da Ucrânia. Para começar basta dar um tiro; para terminar, ninguém sabe”, afirmou.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/lula-diz-que-vai-dialogar-com-trump-em-busca-de-paz-na-venezuela