Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Lula: “nossa democracia está sendo questionada, nossa soberania atacada e nossa economia agredida”

Lula condena articulação do clã Bolsonaro com Trump contra o Brasil e diz que sabotagem ao PIX está por trás do tarifaço.

247 – Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, realizada nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um duro pronunciamento em defesa da soberania nacional e contra interferências externas que, segundo ele, visam enfraquecer a economia e as instituições brasileiras. A fala foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Lula classificou como um “marco lastimável” o episódio ocorrido em 30 de julho de 2025, que teria envolvido a articulação de setores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Não há precedente nos mais de 200 anos de relações bilaterais de uma ação arbitrária como essa que sofremos”, afirmou.

Interferência externa e “traição à pátria” – O presidente denunciou tentativas de ingerência direta do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, com o apoio explícito de bolsonaristas radicados nos Estados Unidos. “Essa interferência em temas internos contou com o auxílio de verdadeiros traidores da pátria, que arquitetaram e defenderam publicamente ações contra o Brasil lá nos Estados Unidos”, disse.

Lula também apontou que o ataque envolve interesses econômicos que querem sabotar iniciativas brasileiras de sucesso, como o sistema PIX. “Qual é a preocupação deles? Que se o PIX tomar conta do mundo, os cartões de crédito irão desaparecer. É isso que está por trás dessa loucura contra o Brasil”, criticou.

Tarifas, comércio e manipulação política – No discurso, Lula rechaçou a justificativa de medidas unilaterais impostas contra o Brasil, argumentando que os Estados Unidos têm obtido resultados comerciais favoráveis nas relações bilaterais. “O superávit dos Estados Unidos é robusto. Foram US$ 410 bilhões ao longo dos últimos 15 anos. 74% das importações originárias dos Estados Unidos entram no Brasil sem pagar imposto”, lembrou.

Além disso, o presidente afirmou que oito dos dez principais produtos importados pelos brasileiros têm tarifa zero — incluindo itens como petróleo, aeronaves, gás natural e carvão — e que a alíquota média efetiva sobre produtos norte-americanos é de apenas 2,7%.

Para Lula, as alegações utilizadas por Washington para justificar a retaliação econômica são “descabidas”, especialmente no que diz respeito ao funcionamento do PIX, à regulação das plataformas digitais e à política ambiental brasileira. “O PIX é um patrimônio nacional e referência internacional de infraestrutura pública digital”, declarou.

Defesa do ambiente e da infância – Lula também abordou temas sensíveis da agenda global, como o combate à desinformação e a proteção ambiental. “No Brasil, a liberdade de expressão não é carta branca para a criminalidade. Sejam nacionais ou estrangeiras, todas as empresas precisam respeitar a lei brasileira”, afirmou, destacando a responsabilidade do Estado na proteção de crianças contra crimes digitais, fraudes e pornografia.

Em relação ao meio ambiente, o presidente reiterou os avanços de sua gestão. “Nos primeiros dois anos de mandato, reduzimos pela metade o desmatamento na Amazônia e em 32% em todo o país. Estamos comprometidos a zerar o desmatamento até 2030.”

Soberania como valor inegociável – Encerrando sua fala, Lula reforçou que a defesa da soberania nacional é um princípio que transcende divisões partidárias. “Proteger a nossa soberania é um objetivo que está acima de todos os partidos e de todas as tendências. O governo não transigirá e não vacilará em seu dever de preservá-la.”

A expectativa do governo é de que o tema ganhe repercussão internacional, especialmente em meio à preparação do Brasil para sediar a COP30 em Belém, evento que Lula classificou como “etapa fundamental no enfrentamento às mudanças do clima”.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/lula-nossa-democracia-esta-sendo-questionada-nossa-soberania-atacada-e-nossa-economia-agredida