Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Lula: os minerais críticos são nossos; ninguém vai colocar o dedo

O presidente prometeu criar um conselho voltado à gestão das políticas relacionadas aos elementos químicos usados na área da tecnologia.

247 – O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que nenhum país do mundo vai interferir e tirar vantagens indevidas das terras raras brasileiras. O recado é válido principalmente para o presidente norte-americano, Donald Trump, que pretende favorecer ainda mais a economia dos Estados Unidos, com a aquisição de elementos químicos que servem para a fabricação de tecnologias.

“Esse negócio de terras raras, minerais críticos, nem sabia que mineral falava. Nunca tomamos conta disso. Vamos criar um conselho ligado à presidência. Ninguém vai colocar o dedo nas nossas terras raras e minerais críticos. É nosso. Vamos tomar conta disso”, afirmou Lula durante a inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial, em Montes Claros (MG).

Números divulgados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), com dados de 2024, apontaram que a China é o país com a maior reserva de terras raras do mundo, com 44 milhões de toneladas. O Brasil ficou em segundo lugar (21 milhões de toneladas) e a Índia (6,9 milhões de toneladas).

As terras raras são formadas por 17 elementos químicos que servem para a fabricação de tecnologias como celular, computador, carro elétrico, equipamentos médicos e de defesa, turbina eólica, bateria recarregável e lasers.

Veja a lista: 

  1. Cério (Ce) – 58
  2.  Disprósio (Dy)
  3.  Escândio (Sc)
  4.  Érbio (Er)
  5.  Európio (Eu)
  6.  Gadolínio (Gd)
  7.  Hólmio (Ho)
  8.  Itérbio (Yb)
  9.  Ítrio (Y)
  10.  Lantânio (La)
  11.  Lutécio (Lu)
  12.  Neodímio (Nd)
  13.  Praseodímio (Pr)
  14.  Promécio (Pm)
  15.  Samário (Sm)
  16.  Térbio (Tb)
  17. Túlio (Tm)

Foto: Ricardo Stuckert/PR

FONTE: https://www.brasil247.com/poder/lula-os-minerais-criticos-sao-nossos-ninguem-vai-colocar-o-dedo