O presidente prometeu criar um conselho voltado à gestão das políticas relacionadas aos elementos químicos usados na área da tecnologia.
247 – O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que nenhum país do mundo vai interferir e tirar vantagens indevidas das terras raras brasileiras. O recado é válido principalmente para o presidente norte-americano, Donald Trump, que pretende favorecer ainda mais a economia dos Estados Unidos, com a aquisição de elementos químicos que servem para a fabricação de tecnologias.
“Esse negócio de terras raras, minerais críticos, nem sabia que mineral falava. Nunca tomamos conta disso. Vamos criar um conselho ligado à presidência. Ninguém vai colocar o dedo nas nossas terras raras e minerais críticos. É nosso. Vamos tomar conta disso”, afirmou Lula durante a inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial, em Montes Claros (MG).
Números divulgados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), com dados de 2024, apontaram que a China é o país com a maior reserva de terras raras do mundo, com 44 milhões de toneladas. O Brasil ficou em segundo lugar (21 milhões de toneladas) e a Índia (6,9 milhões de toneladas).
As terras raras são formadas por 17 elementos químicos que servem para a fabricação de tecnologias como celular, computador, carro elétrico, equipamentos médicos e de defesa, turbina eólica, bateria recarregável e lasers.
Veja a lista:
- Cério (Ce) – 58
- Disprósio (Dy)
- Escândio (Sc)
- Érbio (Er)
- Európio (Eu)
- Gadolínio (Gd)
- Hólmio (Ho)
- Itérbio (Yb)
- Ítrio (Y)
- Lantânio (La)
- Lutécio (Lu)
- Neodímio (Nd)
- Praseodímio (Pr)
- Promécio (Pm)
- Samário (Sm)
- Térbio (Tb)
- Túlio (Tm)
Foto: Ricardo Stuckert/PR
FONTE: https://www.brasil247.com/poder/lula-os-minerais-criticos-sao-nossos-ninguem-vai-colocar-o-dedo