Presidente participa pela 10ª vez da abertura da Assembleia Geral e deve falar sobre soberania brasileira, retomada do multilateralismo, combate à fome e mudanças climáticas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará na 3ª feira (22.set.2025) seu 10º discurso no debate de abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. Irá abordar temas que tradicionalmente leva à cúpulas internacionais, como a defesa da democracia, o combate à fome e a recuperação da relevância dos mecanismos multilaterais globais. Mas, diante da escalada da tensão com os Estados Unidos, o petista deve usar o espaço para reforçar a defesa da soberania brasileira e a recusa em aceitar qualquer interferência internacional.
A expectativa é de que Lula não cite diretamente Donald Trump (Partido Republicano) para evitar subir o tom das conversas entre os 2 países estando na “casa” do presidente norte-americano. Em julho, as relações entre Brasil e Estados Unidos se deterioraram quando Trump publicou uma carta em que condicionava o aumento de tarifas para produtos brasileiros importados ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUE LENDO AQUI: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/lula-usara-discurso-na-onu-para-se-contrapor-a-trump/
FOTO: Ricardo Stuckert/Palacio do Planalto