Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Mais 95 mil milhões de dólares para a guerra, mas não a mil milhões de dólares para alimentar 2 milhões de famílias?

“Na opinião da administração e da maioria dos membros do Congresso, algumas emergências contam mais do que outras”, escreveu um analista político.

Após a aprovação de um pacote de ajuda externa de 95 mil milhões de dólares que inclui financiamento para o ataque implacável de Israel a Gaza , economistas e especialistas em política estão esta semana a expressar alarme sobre o fracasso do Congresso dos EUA em garantir que um programa federal para pais de baixos rendimentos e seus bebés seja totalmente financiado – uma lacuna que poderá deixar 2 milhões de crianças e pais sem alimentação suficiente.

O Programa Especial de Nutrição Suplementar para Mulheres, Bebês e Crianças (WIC) nunca recusou famílias elegíveis em seus 50 anos de história, mas analistas dizem que com o impasse do Congresso sobre o financiamento total do programa, os estados poderão em breve ser forçados a colocar até 2 milhões de famílias em listas de espera – “colocando em risco o acesso a este programa altamente eficaz durante uma janela importante para o desenvolvimento infantil”, afirmou o Centro de Orçamento e Prioridades Políticas em Dezembro.

O programa, que tem sido associado a uma diminuição da mortalidade infantil e materna nas últimas cinco décadas, está actualmente a ser financiado por uma resolução contínua (RC) de curto prazo que o Congresso aprovou em Janeiro para manter o governo em funcionamento até ao início de Março.

Embora os legisladores não tenham chegado a acordo sobre o financiamento do WIC, que está estimado em 6,3 mil milhões de dólares em 2024 e enfrenta um défice de mil milhões de dólares, o Senado aprovou na terça-feira o pacote de ajuda externa de 95 mil milhões de dólares, incluindo 14,1 mil milhões de dólares para Israel.

O bombardeamento de Gaza por Israel matou mais de 28 mil pessoas desde Outubro, incluindo mais de 12 mil crianças .

A votação bipartidária do Senado, 70-29, a favor do pacote, escreveu o analista de defesa William Hartung, do Quincy Institute for Responsible Statecraft, “expõe as prioridades distorcidas do governo federal”.

“Apesar das divisões profundas, é possível obter apoio bipartidário para um pacote que envolve principalmente o financiamento da exportação de armas”, escreveu Hartung na Forbes na quarta-feira. “Não esperem que qualquer medida de emergência deste tipo resolva os níveis recorde de sem-abrigo, ou ajude 1 em cada 6 crianças americanas que vivem na pobreza, ou acelere os investimentos para conter a crise climática. Na opinião da administração e da maioria dos membros do Congresso , algumas emergências contam mais que outras.”

No Instituto de Estudos Políticos, a diretora do Projeto de Prioridades Nacionais, Lindsay Koshgarian, apontou o WIC como um excelente exemplo do tipo de programa que o governo federal deveria priorizar em relação à ajuda militar a Israel, que tem recebido crescente condenação dos aliados dos EUA por seus ataques indiscriminados contra Israel. civis.

“Há enormes discrepâncias sobre o destino dos recursos”, disse Koshgarian à Al Jazeera na quarta-feira. “É um programa extremamente importante, há muitas famílias que dependem dele. Seria fácil conseguir US$ 1 bilhão para compensar o déficit.”

Na semana passada, os democratas do Comitê de Educação e Força de Trabalho da Câmara dos EUA alertaram os líderes do Congresso que devem garantir o financiamento total para o WIC, que “atualmente atende mais da metade de todas as crianças nascidas no país e continua a ser um programa de intervenção nutricional que salva vidas e minimiza problemas de saúde evitáveis”. e questões de desenvolvimento para mulheres, bebês e crianças de baixa renda e em risco nutricional.

“Para evitar qualquer interrupção de um programa que é crucial para apoiar os novos pais e crianças pequenas, é vital que o WIC seja totalmente financiado e continue alinhado com a participação projetada e os custos alimentares”, escreveram os legisladores.

O 19º informou no mês passado que as agências estaduais do WIC estão atualmente gastando dinheiro “assumindo que os fundos necessários serão eventualmente apropriados”.

“No início de março”, escreveu a jornalista Amanda Becker, “o ano fiscal já estará na metade, então haverá uma janela de tempo mais curta para compensar qualquer déficit orçamentário, potencialmente levando a que mais pessoas fiquem na lista de espera em massa do que se o déficit foi distribuído por um ano fiscal completo.”

Na Forbes , Hartung apelou ao governo federal para “colocar menos ênfase no planeamento de guerra e na escalada militar e mais na garantia e no diálogo destinados a estabelecer regras de trânsito claras e evitar um conflito”.

“Se a paz no Médio Oriente é verdadeiramente um objectivo desta administração”, escreveu ele, “é urgentemente necessária uma mudança radical nas prioridades”.

FONTE:

https://www.commondreams.org/news/wic-funding-israel