Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

México não reconhece vitória de Noboa e diz que não terá relações com Equador enquanto ele for presidente

Presidente Claudia Sheinbaum divergiu do Brasil e não reconheceu o resultado eleitoral.

247 – Em uma posição diplomática contundente e distinta da adotada por outros governos sul-americanos, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou que seu país não reconhecerá o resultado das eleições presidenciais no Equador, vencidas por Daniel Noboa, de extrema direita. Segundo ela, o México manterá a ruptura das relações diplomáticas com o Equador enquanto Noboa ocupar a Presidência. A decisão amplia o isolamento do governo equatoriano no cenário latino-americano, especialmente entre nações progressistas.

“Não temos relações com o Equador e continuaremos não tendo enquanto Noboa for presidente, porque ele foi o responsável pela invasão da embaixada do México, da nossa soberania. Então os relacionamentos não serão realizados. Além disso, temos muitas dúvidas sobre sua vitória. E a outra candidata está dizendo que houve fraude. Da nossa parte, as relações com o Equador não serão retomadas”, declarou a presidente mexicana.

A postura de Sheinbaum, confirmada nesta quarta-feira (16), contrasta com o posicionamento oficial adotado pelo governo brasileiro. Em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saudou a vitória de Noboa, reconhecida pelas autoridades eleitorais equatorianas. Uruguai e Chile também endossaram os resultados divulgados.

https://x.com/MashiRafael/status/1912529269378400758

FOTO: @Claudiashein/Fotos Públicas

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/mexico-nao-reconhece-vitoria-de-noboa-e-diz-que-nao-tera-relacoes-com-equador-enquanto-ele-for-presidente