Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Moraes diz que PF apresentou ‘provas robustas’ de tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, disse que a PF (Polícia Federal) apresentou “provas robustas” de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

O que aconteceu

Para Moraes, ficou comprovada a atuação de grupo que atuava “nitidamente” para ruptura institucional. “A Polícia Federal aponta provas robustas de que os investigados concorreram para o processo de planejamento e execução de um golpe de Estado, que não se consumou por circunstâncias alheias às suas vontades”, afirmou.

Ministro se manifestou em resposta à OAB sobre contato de advogados com investigados. Ele disse à entidade que não proibiu conversas entre advogados ou das defesas com os alvos da operação da PF sobre uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Ação da PF teve Bolsonaro como um dos alvos

O ex-presidente foi alvo de busca e apreensão no último dia 8 de fevereiro. O mandado foi autorizado pelo próprio Moraes, que mandou apreender o passaporte de Bolsonaro.

Valdemar Costa Neto foi preso em flagrante durante operação da PF. Ele também era um dos alvos da corporação, mas a detenção ocorreu após agentes encontram uma arma ilegal em posse dele. Valdemar foi solto por Moraes dois dias depois sob o argumento de que ele é idoso.

O coronel Marcelo Costa Câmara e Filipe Martins, ex-assessores de Bolsonaro, foram presos. A PF também prendeu Rafael Martins de Oliveira, major do Exército.

Ex-ministros de Bolsonaro foram alvos de busca e apreensão. Entre os nomes estavam Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira.

FONTE:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/02/16/moraes-provas-pf-tentativa-golpe.htm