Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Mudança de Regime: O Império Americano

Apoio a mudança de regime nos Estados Unidos. A verdadeira mudança, não aquela de “cara nova na recepção a cada poucos anos”.

Sou totalmente a favor de derrubar estruturas de poder tirânicas, só acho que deveríamos começar pela pior delas.

Por que eu deveria apoiar a derrubada violenta dos inimigos do império americano enquanto o próprio império americano permanece de pé? Por que eu deveria querer ajudar a única estrutura de poder que está aterrorizando e destruindo nações ao redor do mundo com o objetivo de dominação planetária total? Por que eu deveria facilitar a campanha de propaganda da mais recente operação de mudança de regime imperial falando sobre a tirania e a opressão do Vilão Oficial do Dia, quando isso só ajudará o império a expandir sua hegemonia global?

Em todos esses anos, ninguém jamais conseguiu me dar uma resposta satisfatória a essas perguntas. E eu as fiz muitas vezes, de muitas maneiras diferentes.

Se eu estiver em um bar lotado e houver um cara agredindo pessoas e roubando suas carteiras, não vou me concentrar no caráter das vítimas, mas sim na dinâmica de abuso mais flagrante e urgente do local. Ninguém mais está assassinando, matando de fome e roubando populações ao redor do mundo como os EUA e seus aliados estão fazendo. Nenhuma outra estrutura de poder chega perto disso.

A aliança de poder dos EUA é inquestionavelmente a entidade mais destrutiva e abusiva do nosso mundo, e por acaso é também a estrutura de poder sob a qual vivo. Isso me confere uma responsabilidade especial de me opor aos seus abusos.

A única razão pela qual tudo o que acabei de dizer não é completamente óbvio para todos é porque vivemos em uma distopia controlada mentalmente, onde as pessoas são agressivamente doutrinadas desde o nascimento a acreditar que nossos governantes são mais ou menos os mocinhos e as nações que eles atacam são mais ou menos os vilões. Essa é a única razão pela qual alguém acha que faz sentido assistir aos meus discursos contra a beligerância dos EUA e pensar: “Hum, e você não tem nada de ruim a dizer sobre o Irã e a Rússia? Você deve estar sendo pago por eles!”

Ao longo dos anos, fui acusado de ser um propagandista pago ou agente secreto da Rússia, China, Irã, Catar, Hamas, Hezbollah, Venezuela, Síria, Cuba, Coreia do Norte e provavelmente alguns outros países que esqueci. As pessoas que vivem no império ocidental fazem essas suposições sempre que me veem opondo-me à mais recente tomada de poder imperial, porque estão tão influenciadas pela propaganda que não conseguem conceber a possibilidade de alguém se opor aos abusos do império por princípio. Suas mentes se debatem em busca de razões para o meu comportamento, e tudo o que conseguem encontrar é que sou algum tipo de agente estatal.

As pessoas agem como se o fato de eu focar minhas críticas no império ocidental fosse um sinal de algo maligno e suspeito, mas não é. Não é estranho que eu foque minhas críticas no império ocidental, é estranho que todos os outros não o façam. Se não vivêssemos em uma civilização onde nossas psiques são continuamente atacadas por uma enxurrada de propaganda imperialista vinda de todas as direções, nada do que estou dizendo aqui precisaria ser explicado.

Mudança de regime nos Estados Unidos. Não o seu governo oficial eleito de fachada: o governo verdadeiro. Os oligarcas e as agências governamentais que de fato comandam tudo. Substituir os gestores e instituições que administram o império por uma democracia real que dê ao povo americano autoridade genuína sobre as ações do seu próprio governo, em vez das eleições farsantes que têm agora.

Mudança de regime nos Estados Unidos e em todos os seus estados membros imperiais. Austrália. Reino Unido. Israel. Canadá. União Europeia. Todo o núcleo imperial.

Se você já fez isso e ainda quer falar sobre como o governo iraniano é cruel e ruim, ENTÃO eu posso te ouvir. ENTÃO eu posso me interessar pelo que você tem a dizer.

Até lá, você não passa de mais um lambe-botas imperial sem cérebro tentando promover os interesses da estrutura de poder sob a qual vive.

Por Caitlin Jhonstone

FOTO: Wikimedia Commons

FONTE: https://open.substack.com/pub/caitlinjohnstone/p/regime-change-the-us-empire?utm_campaign=post-expanded-share&utm_medium=web