Desconto do “Bônus de Itaipu” foi o principal fator de redução no IPCA-15 do mês.
247 – O jornalista Luís Nassif, em análise publicada no jornal GGN, destacou o impacto da redução na tarifa de energia elétrica residencial sobre o IPCA-15 de janeiro, que registrou alta de apenas 0,11%. Esse resultado fez a variação acumulada em 12 meses cair para 4,5%, dentro da meta de inflação definida pelo Banco Central.
O principal fator para essa queda foi a inclusão do “Bônus de Itaipu” nas contas de luz, decorrente do saldo positivo da hidrelétrica. O desconto, que variou entre R$ 16,66 e R$ 49, beneficiou cerca de 78 milhões de consumidores com consumo inferior a 350 kWh em 2023. Esse movimento fez com que a tarifa de energia elétrica caísse 15,34% no mês, derrubando o grupo Habitação em 3,43% e reduzindo o índice geral em 0,52 ponto percentual.
Nassif também apontou que outros grupos, como Alimentação e Bebidas, pressionaram a inflação, adicionando 0,23 ponto ao IPCA-15. Ainda assim, a forte redução na energia elétrica foi suficiente para compensar essas altas e manter o índice dentro de um patamar positivo.
FOTO: Freepik
FONTE: https://www.brasil247.com/economia/nassif-explica-como-a-energia-eletrica-derrubou-a-previa-da-inflacao-em-janeiro