Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

“Nenhum país está pronto para abrir mão de petróleo”, diz Lula sobre Margem Equatorial

Presidente disse à BBC News Brasil que transição energética é necessária, mas ainda não é possível abrir mão dos combustíveis fósseis.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou em entrevista à BBC News Brasil, concedida na quarta-feira (17), que ainda não chegou o momento de o mundo abrir mão do petróleo. Questionado sobre a prospecção de combustíveis fósseis na Margem Equatorial ele argumentou que nenhum país está preparado para uma transição energética capaz de prescindir do uso de petróleo.

“Eu quero saber qual é o país do planeta que está preparado para ter uma transição energética capaz de abdicar do combustível fóssil”, afirmou Lula, ao defender a iniciativa da Petrobras de perfurar um poço exploratório em águas profundas no Amapá. O presidente frisou que apoia totalmente a transição energética, mas destacou que é necessário levar em conta a realidade de cada nação.

Petrobras e defesa da exploração

A Petrobras sustenta que a exploração da Margem Equatorial pode abrir uma nova fronteira energética no Brasil e contribuir para uma transição “justa, segura e sustentável”. Segundo a estatal, o plano de prevenção já foi aprovado pelo Ibama, embora o processo de licenciamento ainda dependa de testes que simulam possíveis emergências.

Lula afirmou que governo e empresa cumprem rigorosamente a legislação: “Se nós tivermos um problema, nós seremos responsáveis para cuidar desse problema”, disse, ressaltando que a Petrobras tem a “melhor tecnologia de prospecção em águas profundas” e que “nunca teve um incidente”.

COP30 e liderança climática

O presidente também foi questionado sobre o impacto de sua defesa da exploração na imagem do Brasil diante da COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA). Para Lula, não há contradição, já que o país possui uma matriz elétrica composta em quase 90% por fontes renováveis, com forte potencial para expandir o uso de energia solar, eólica e de biomassa.

“Nós estamos fazendo a maior revolução na transição energética que algum país está fazendo”, declarou, reafirmando seu compromisso com a realização da COP30 na Amazônia. Segundo ele, a escolha de Belém foi estratégica: “A COP foi escolhida para ser feita na Amazônia porque eu quero que o mundo, ao invés de falar sobre a Amazônia, conheça a Amazônia. É muito fácil fazer uma COP em Paris, em Dubai”.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/nenhum-pais-esta-pronto-para-abrir-mao-de-petroleo-diz-lula-sobre-margem-equatorial