A multinacional dos EUA é uma das maiores na região e inclusive parceira da Petrobras na Margem Equatorial.
247 – O jornal dos EUA The New York Times publicou nesta terça-feira (4) uma reportagem acusando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de supostamente “minar” a credibilidade da COP30, em Belém-PA, por conta da autorização, concedida pelo Ibama, à Petrobras na Margem Equatorial.
A reportagem diz que a exploração de petróleo na Margem Equatorial coloca em dúvida a ambição brasileira de transformar o país num protetor global do meio ambiente e diz que o caminho é “complicado” por conta da exploração de petróleo na região amazônica.
Contudo, os poços de petróleo na Margem Equatorial estão localizados a centenas de quilômetros da costa amazônica e da chamada Foz do Rio Amazonas.
Além disso, multinacionais dos EUA, em especial a Exxon Mobil, atuam na região, uma das mais ricas do mundo em petróleo no mundo, e a própria empresa é parceira da Petrobras nas concessões da Margem Equatorial.
FOTO: Stephanie Kraus from Köln, Deutschland
FONTE: https://www.brasil247.com/margem-equatorial/new-york-times-ataca-o-brasil-por-querer-explorar-o-mesmo-petroleo-que-a-exxon