A especialista em Oriente Médio e jornalista Karin Leukefeld analisa, nesta conversa profunda com Patrik Baab, as mudanças radicais em uma das regiões mais explosivas do mundo. Enquanto as manchetes ocidentais frequentemente traçam um quadro unilateral, Leukefeld relata uma nova realidade: um Irã que emerge do conflito mais recente fortalecido militar e diplomaticamente, e uma hegemonia dos EUA cujo poder no mundo árabe está em declínio irreversível.
Na conversa com Karin Leukefeld, os temas abordados são:
– O “Memorandum of Understanding”: o acordo entre Washington e Teerã é um verdadeiro ponto de virada ou apenas uma manobra tática de Donald Trump?
– Vitória do direito internacional?: como o Irã, apesar de ataques massivos de duas potências nucleares, manteve sua soberania e, segundo Leukefeld, defendeu o direito internacional.
– O declínio do Ocidente: por que os Estados árabes do Golfo perderam a confiança no guarda-chuva de proteção dos EUA e estão se voltando cada vez mais para os BRICS, a China e a Rússia.
– Israel em um beco sem saída: o perigoso erro de cálculo do primeiro-ministro Netanyahu e o fracasso do projeto “Grande Israel”.
– A armadilha energética da Europa: como a UE, por sua obediência incondicional aos EUA, está desperdiçando sua própria base econômica e relevância diplomática no Oriente Médio.
– Síria à beira do abismo: a lenta fragmentação do país pela Turquia, Israel e os EUA, bem como o papel duvidoso de novos “chefes de Estado” com passado terrorista.
“O Irã, com sua vitória no conflito contra os agressores Israel e Estados Unidos, defendeu o direito internacional.”
Karin Leukefeld vive parcialmente no Líbano e está próxima dos atores locais. Ela mostra como o Oriente Médio está se reorganizando — afastando-se da dominação dos EUA em direção a uma ordem regional multipolar, na qual Teerã se tornou a força determinante.
ASSISTA AO VIDEO AQUI: