Aquela comparação frequente entre “sonho x realidade” ganha mais um exemplo na geopolítica. Depois da OTAN acreditar que (via Ucrânia) destruiria a Rússia e formaria 17 estados frágeis, temos o sonho de “Bibi” Netanyahu e os fanáticos religiosos de Israel de que, com o apoio dos EUA, fará com o Irã o que faz em Gaza.
A realidade é que o desconhecimento sobre a capacidade bélica do Irã e dos acordos firmados por este país com a China, Rússia e Coreia do Norte, jamais permitiriam uma derrota. O Irã fará com Israel o que a Rússia fez com a Ucrânia.
NA IMPRENSA ALTERNATIVA DOS EUA
O Irã provavelmente lançará uma resposta dolorosa a Israel antes da posse presidencial de 20 de janeiro. Sua resposta demonstrará a inovação militar inesperada e imprevista do Irã. O que os EUA e Israel farão então pode muito bem abrir a porta para uma guerra regional mais ampla. O sentimento em toda a região ferve com o massacre nos Territórios Ocupados e no Líbano.
Trump pode não apreciar o quão isolados os EUA e Israel estão entre os vizinhos árabes e sunitas de Israel. Os EUA estão tão esticados, e suas forças em toda a região são tão vulneráveis à hostilidade que o massacre diário incuba, que uma guerra regional pode ser o suficiente para derrubar todo o castelo de cartas. A crise lançaria Trump em uma crise financeira que poderia afundar suas aspirações econômicas domésticas também.
NOTA DESTE OBSERVADOR DISTANTE
Vai ser divertido assistir a mais um capítulo do declínio do império norte-americano.
FOTO: AGENCIA LUSA
FONTE: https://x.com/wcalasanssuecia/status/1859508316205953463