Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Os EUA realmente deveriam sair da OTAN”, diz Elon Musk

Bilionário afirmou que “não faz sentido os EUA pagarem pela defesa da Europa” após protestos em Paris denunciando o aumento do fascismo no Ocidente.

247 – O bilionário Elon Musk, que atua como conselheiro-sênior na Casa Branca e Comissário do Departamento de Eficiência Governamental do governo Donald Trump, defendeu, na madrugada deste domingo (9), que os Estados Unidos deixem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A declaração foi feita em resposta a um tweet do senador republicano Mike Lee, que pediu a saída imediata dos EUA da aliança militar.

“Nós realmente deveríamos [sair da OTAN]. Não faz sentido os Estados Unidos pagarem pela defesa da Europa”, escreveu Musk, em resposta ao senador Lee. O tweet do parlamentar republicano era uma reação a um vídeo que mostrava um protesto de mulheres em Paris, que desfilavam nuas pelas ruas com pinturas corporais denunciando a ascensão do fascismo e do nazismo na União Europeia e nos EUA. As pinturas retratavam bandeiras da UE e dos EUA com os dizeres “epidemia fascista”.

Contexto político – A declaração de Musk reflete uma postura cada vez mais alinhada à extrema-direita, que tem ganhado força dentro do governo Trump. Desde que assumiu cargos de influência na administração federal, o bilionário tem adotado posicionamentos controversos, incluindo críticas a organizações multilaterais e defesa de políticas isolacionistas.

A OTAN, criada em 1949, é uma aliança militar que reúne países da América do Norte e da Europa com o objetivo de garantir a segurança coletiva dos membros. Os Estados Unidos são o principal contribuinte financeiro da organização, o que tem gerado críticas de setores conservadores e nacionalistas, que argumentam que o país não deveria arcar com os custos da defesa europeia.

O tweet também ganha especial destaque no atual contexto da Guerra da Ucânia, em que a administração Trump tem se afastado do governo de Volodymyr Zelensky e defendido o fim imediato do confronto com os russos.

FOTO: Wikimedia Commons

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/os-eua-realmente-deveriam-sair-da-otan-diz-elon-musk