Mark Rutte, secretário-geral da aliança atlântica, afirma que armas de Moscou desafiam defesas aéreas e motivam reforço urgente das fronteiras europeias.
247 – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, alertou que a nova geração de mísseis russos tem capacidade para atingir cidades como Londres em apenas cinco minutos após cruzar o espaço aéreo europeu. A declaração foi feita na sexta-feira (12), durante anúncio de um plano emergencial de defesa da aliança militar, informa o G1.
Segundo Rutte, a ameaça exige respostas rápidas e coordenadas. O dirigente afirmou que a percepção de segurança em grandes capitais europeias é ilusória diante do alcance e da velocidade desses armamentos. “Temos a impressão de que se vivemos em Madri ou Londres estamos mais seguros do que se estivéssemos em Tallin ou Vilnius. Mas isso não é verdade, porque os mísseis russos mais recentes, quando forem lançados, virão com cinco vezes a velocidade da luz e demorarão de 5 a 10 minutos a mais para atingir Madri ou Londres do que tardarão em chegar a Tallin ou Vilnius”, destacou.
FOTO: European Union, 1998 – 2025
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/otan-alerta-que-novos-misseis-russos-podem-atingir-londres-em-apenas-cinco-minutos