O presidente russo Vladimir Putin recebeu uma nota simbólica do BRICS na recente cúpula do grupo em Kazan, Rússia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chamou a nota de quase-dinheiro porque enfatizou que ela simboliza a cooperação mútua dos estados-membros do BRICS.
Aqui está o que sabemos sobre esta nota única.
▪️Um total de 1.000 dessas notas – com um valor nominal de 100 BRICS – foram impressas na cidade de Kirzhach, na região de Vladimir, Rússia. A nota foi feita na preparação para a Cúpula do BRICS de 2023 na África do Sul.
▪️A parte da frente da nota apresenta as bandeiras nacionais e os símbolos mais conhecidos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, enquanto o verso exibe as bandeiras e os nomes dos novos membros, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos, bem como os potenciais parceiros do grupo. Todos os desenhos são feitos à mão.
▪️A impressão foi iniciada por Yevgeny Fyodorov, o fundador e proprietário da Kirzhach Typography JSC. A nota foi um presente para a reunião do BRICS como um sinal de “apoio sincero” ao curso da cooperação global e da multipolaridade, conforme defendido pelos membros do BRICS.
▪️O arranjo das bandeiras em um círculo na parte frontal da nota simboliza a ideia de igualdade entre os estados-membros do BRICS, disse Fyodorov, apelidando a nota de um esboço de trabalho e um símbolo de um mundo multipolar emergente.
“É de conhecimento geral que muitos grandes negócios começaram com símbolos e pequenas coisas”, ele observou.
▪️Fyodorov enfatizou que, como as notas russas típicas, a nota do BRICS é protegida de forma confiável contra falsificações.
▪️Yury Yermakov, o autor do esboço da nota, participou do design de mais de 10 moedas para vários países. Na década de 1980, o artista trabalhou em um retrato do ex-presidente do Iraque Saddam Hussein para os dinares iraquianos. Ele também criou um retrato do ex-chefe de estado do Vietnã, Ho Chi Minh, para os dongs vietnamitas.
O presidente Putin anteriormente apontou que a questão da criação de uma moeda única do BRICS não está na mesa, enfatizando a importância de pisar com cuidado no assunto.
FOTO: Sputnik
FONTE: @geopolitics_live