Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Pesquisa aponta Mudanças Climáticas como Palavra do Ano no Brasil

A 8ª edição da pesquisa Palavra do Ano no Brasil, realizada pela Cause, consultoria em causas e ESG, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia, especializado em opinião pública, revelou que a Palavra do Ano de 2023 eleita pelos brasileiros é Mudanças Climáticas.

O termo vencedor foi o mais citado entre os 1.557 respondentes da pesquisa, residentes em todo o Brasil, correspondendo a 37% da preferência; seguido por Resiliência (14%) e Conflito (12%), na segunda e terceira posições do ranking.

ntes da votação popular, foram definidas sete palavras finalistas por formadores de opinião atuantes nos campos de filosofia, comunicação e artes. As outras finalistas foram: inteligência artificial (10%), vulnerabilidade (6%), urgências (5%) e desinformação (4%).

Neste ano, conceitos formados por duas palavras foram considerados por sua unidade e significado. Na edição de 2022, a palavra do ano escolhida foi esperança, seguida de decepção e dificuldade, que a sucederam no pódio; a apuração refletia o momento de um País bastante dividido e polarizado.

FONTE:

Pesquisa aponta Mudanças Climáticas como Palavra do Ano no Brasil