Levantamento mostra que 54,5% dos entrevistados “com certeza não votaria” em caso de apoio à anistia em 2026.
247 – A pesquisa Latam Pulse Brasil, realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg entre 10 e 14 de setembro, revela que a maioria da população é contrária a uma anistia ampla para investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O levantamento ouviu 7.291 eleitores e possui margem de erro de um ponto percentual, com 95% de nível de confiança.
De acordo com os dados, 57,3% dos entrevistados rejeitam a proposta de anistia “ampla, geral e irrestrita” aos envolvidos nas invasões do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Apenas 40,6% se disseram favoráveis.
O estudo mostra que cresce a resistência a qualquer tipo de perdão institucional. Em recorte mais detalhado, 50,2% afirmaram ser contra qualquer forma de anistia, enquanto 41,3% aceitariam uma medida ampla incluindo Jair Bolsonaro, e apenas 6,1% defendem uma anistia restrita para manifestantes, mas não para líderes políticos.
Discurso de Tarcísio divide opinião pública
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tornou-se um dos principais defensores da anistia ao encerrar seu discurso no ato de 7 de Setembro com a frase: “Vamos para vitória, vamos para anistia. Eu tenho certeza que nós vamos chegar na anistia”.
A fala dividiu opiniões: 49,1% disseram discordar totalmente de sua declaração, enquanto 43,5% concordaram integralmente. Outros 5,9% afirmaram concordar parcialmente.
Impacto eleitoral em 2026
A posição de Tarcísio sobre o tema pode pesar em sua eventual candidatura presidencial. Segundo o levantamento, 54,5% dos eleitores afirmaram que “com certeza não votariam” nele se mantiver essa postura, contra 31,8% que declararam que “com certeza votariam” e 11,5% que poderiam votar dependendo do cenário.
A pesquisa ainda mostra que 50,5% acreditam que Tarcísio não deveria se envolver ativamente na campanha pela anistia, enquanto 43,3% defendem sua participação. Esse índice indica um risco político significativo para o governador caso insista em associar sua imagem a essa bandeira.
Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/pesquisa-atlas-57-e-contra-anistia-e-50-reprova-articulacao-de-tarcisio