Os dados mostram que 48,9% dos entrevistados americanos expressaram insatisfação com o desempenho do novo governo.
CGTN – Depois de 100 dias no cargo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua agenda “América em primeiro lugar” tiveram grandes problemas. Em fevereiro e abril deste ano, a CGTN realizou duas pesquisas de opinião globais, entrevistando 15.947 pessoas em 38 países. O levantamento constatou que a satisfação dos americanos com o desempenho de Trump diminuiu rapidamente. A abordagem de política externa deixou os aliados tradicionais dos EUA e dos países do Sul Global pessimistas quanto ao futuro de suas relações com a maior economia do mundo. Em resumo: a nova administração dos EUA está enfrentando uma grave crise de confiança global.
Os dados mostram que 48,9% dos entrevistados americanos expressaram insatisfação com o desempenho do novo governo. Entre eles, 53,1% criticaram a política de “tarifas recíprocas” por ter afetado severamente o mercado de ações dos EUA. Mais de 60% acreditavam que as políticas econômicas domésticas não conseguiram controlar a inflação e levaram ao aumento dos preços. Outros 54% questionaram fortementea política de taxas de juros.
Sobre a economia de curto prazo e o desenvolvimento nacional, a proporção de pessimistas é maior do que a de otimistas: 43,1% acreditam que a economia dos EUA pode piorar nos próximos três meses e 47,5% acham que os EUA estão indo na “direção errada”. O pessimismo é ainda mais acentuado entre os democratas, com 62,3% expressando profunda preocupação com o futuro dos EUA.
Além disso, os entrevistados acreditam que a política “América em primeiro lugar” levou os Estados Unidos a negligenciar ainda mais seus aliados tradicionais. 87% dos sul-coreanos concordaram. No Reino Unido, Alemanha, Canadá, Austrália e Itália, mais de 70% dos entrevistados também expressaram a mesma opinião. A proporção na Itália e na Alemanha apresentou um aumento significativo em comparação com a pesquisa anterior, subindo 17 e 15 pontos percentuais, respectivamente.
FONTE: https://www.brasil247.com/china/pesquisa-cgtn-nova-administracao-dos-eua-enfrenta-crise-de-confianca-global