“Assassinos em massa tomarão territórios e os Estados se enfraquecerão como instrumentos de paz social”, advertiu o presidente colombiano.
247 – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez um grave alerta à comunidade internacional , advertindo que uma agressão militar à Venezuela poderia provocar uma guerra regional. A declaração ocorre em meio ao crescente tensionamento provocado pelas ameaças dos Estados Unidos de enviar uma frota naval à costa venezuelana.
Em discurso contundente, o líder colombiano pintou um cenário sombrio para o futuro imediato da região. “Se houver uma agressão violenta contra a Venezuela, o que vemos na Síria e no Iraque se tornará a realidade de toda a região da Grã-Colômbia”, afirmou Petro, referindo-se ao território histórico que compreende Colômbia, Equador, Venezuela e Panamá. “Assassinos em massa tomarão territórios, movidos pela ganância, e os Estados se enfraquecerão como instrumentos de paz social”, completou.
A crise diplomática entre Washington e Caracas intensificou-se nas últimas semanas após o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenar o envio de navios com mísseis guiados e mais de quatro mil militares para a região, justificando a ação como necessária para conter a “ameaça” de grupos narcotraficantes. A mobilização naval ganhou contornos mais definidos quando a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que Trump pretende usar “todo o poder” do país contra os cartéis de drogas no continente – ação que se intensificou após os EUA classificarem o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como chefe do cartel de Los Soles.
Foto: Reprodução via vermelho.org.br
FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/petro-alerta-para-risco-de-guerra-regional-em-caso-de-ataque-dos-eua-a-venezuela