Meta de 50 milhões de m³ por dia consolida plano de expansão da estatal, confirmou a presidente da estatal.
247 – A Petrobras alcançou no sábado (23) um marco histórico ao ultrapassar a marca de 50 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) de processamento de gás natural. A informação foi divulgada pela presidente da estatal, Magda Chambriard, em publicação no LinkedIn, segundo noticiou o jornal Valor Econômico.
Chambriard destacou que a ampliação da oferta tem permitido à empresa reduzir gradualmente os preços praticados no mercado. “Nosso esforço para aumentar o aproveitamento do gás produzido no pré-sal, trazendo mais gás para a costa e tratando esse gás para viabilizar seu transporte e distribuição, está se tornando mais claro a cada dia”, afirmou. Segundo a executiva, os contratos no mercado livre estão sendo oferecidos de forma mais flexível, em uma faixa de preços entre US$ 6 e US$ 7 por milhão de BTUs, dependendo da demanda.
Expansão do pré-sal e impacto no mercado
O avanço é resultado direto do projeto Rota 3, que visa escoar e processar o gás extraído dos campos do pré-sal. Em maio deste ano, a Petrobras iniciou a operação comercial da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo de Energias Boaventura — antigo Comperj —, infraestrutura essencial para ampliar a capacidade de oferta. A unidade tem capacidade de processar sozinha 21 milhões de m³/dia de gás.
Foto: Geraldo Kosinski/Petrobras
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/petrobras-amplia-processamento-de-gas-natural-e-supera-marca-historica-afirma-magda-chambriard#google_vignette