Deputado é investigado por estimular tarifas nos EUA e pode perder o cargo de escrivão da PF.
247 – A Polícia Federal instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também é escrivão concursado da corporação. O procedimento apura sua atuação nos Estados Unidos, onde teria incentivado a adoção de tarifas contra produtos brasileiros. De acordo com o g1, o processo foi aberto na semana passada e tramita sob sigilo. Trata-se do segundo PAD em andamento contra Eduardo Bolsonaro dentro da corregedoria da PF.
Representação feita por Guilherme Boulos
O novo processo surgiu a partir de uma representação protocolada em julho pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP). No pedido, ele solicitou a exoneração imediata de Eduardo Bolsonaro do quadro da Polícia Federal, argumentando que sua conduta nos EUA teria causado prejuízos ao Brasil ao estimular tarifas comerciais contra o país.
Histórico de investigações
Não é a primeira vez que o deputado se torna alvo de um PAD. Em fevereiro, a PF já havia aberto investigação para apurar ameaças feitas por Eduardo Bolsonaro, em discurso na tribuna da Câmara, contra o delegado Fabio Shor — responsável pela conclusão do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado.
Possíveis punições
Como servidor público federal, Eduardo Bolsonaro pode sofrer sanções administrativas que variam de advertência até a perda definitiva do cargo de escrivão da Polícia Federal. A instituição, no entanto, não informou os prazos nem as etapas futuras da análise.
Foto: Agência Brasil
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/pf-abre-processo-disciplinar-contra-eduardo-bolsonaro-por-lobby-nos-eua-contra-o-brasil