Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

PF encontra roteiro para deputados bolsonaristas em HD de general preso por trama golpista

Documento orientava ataques ao governo, STF e PF na CPMI dos atos golpistas.

247 – A Polícia Federal localizou em um HD do general Mário Fernandes um documento detalhando estratégias para uso por deputados bolsonaristas na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, foi preso na terça-feira (19/11), acusado de envolvimento em um plano golpista que incluía os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Segundo o Metrópoles, o roteiro, datado de 16 de maio de 2023, dez dias antes da instalação da CPMI, possui três páginas e revela uma narrativa coordenada para desviar o foco dos atos golpistas. Ele orientava a oposição a explorar o episódio politicamente, atacando o governo federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Polícia Federal (PF).

As orientações, descritas como “ideias-forças”, tinham como finalidade: responsabilizar o governo Lula alegando que que o Executivo teria prevaricado  ao supostamente saber dos riscos e não evitar os ataques às sedes dos Três Poderes. O documento orientava a oposição a apontar “leniência” do governo, explorando politicamente os acontecimentos. Associar a prisão de bolsonaristas envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023 ao “tratamento dos judeus pelos nazistas”. O texto afirmava que as detenções foram arbitrárias e coletivas, ferindo o princípio de individualidade nos julgamentos. e acusar a PF de cometer “abusos”, seguir “ordens ilegais” e violar o devido processo legal ao prender cerca de 1,5 mil pessoas envolvidas nos atos golpistas.

Ainda segundo a reportagem, o documento também listava nomes de autoridades que deveriam ser convocadas pela CPMI, incluindo o então ministro da Justiça Flávio Dino, atual ministro do STF,  e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias. Ele também sugeria perguntas para tentar construir narrativas contra o governo e instituições democráticas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/pf-encontra-roteiro-para-deputados-bolsonaristas-em-hd-de-general-preso-por-trama-golpista