Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Presidente Xi Jinping pede aos países do BRICS que resistam ao protecionismo

O presidente chinês, Xi Jinping, usou a recente cúpula virtual dos BRICS para pedir que os países do bloco resistam ao protecionismo global, defendam o multilateralismo e aprofundem a cooperação estratégica em múltiplos setores como comércio, tecnologia e finanças. Seu discurso, feito no evento presidido pelo Brasil, destaca a centralidade da união do Sul Global e do fortalecimento das próprias vantagens competitivas diante de um cenário internacional de conflitos comerciais e políticas unilaterais lideradas pelo Ocidente.

Xi Jinping: Resistência ao Protecionismo e Nova Agenda Global

Xi Jinping criticou o avanço do “hegemonismo, unilateralismo e protecionismo”, apontando que guerras tarifárias e barreiras injustificadas “prejudicam as regras do comércio internacional” e afetam especialmente países emergentes. Para o líder chinês, os BRICS devem “atuar pela abertura, inclusão e cooperação mutuamente benéfica”, colocando em prática três eixos: fortalecer o multilateralismo, apoiar o comércio internacional com justiça e equidade, e resolver internamente seus próprios desafios para enfrentar pressões externas.

O presidente defendeu ainda:
– Salvaguardar o sistema internacional com protagonismo da ONU.
– Promover uma globalização econômica “universalmente benéfica e inclusiva”, colocando o desenvolvimento no centro da agenda internacional.
– Ampliar o protagonismo e a voz dos países do Sul Global nas decisões globais.

Integração BRICS, Desafios e Reforma Global

O encontro ocorre em meio a novas políticas de tarifas elevadas dos Estados Unidos contra parceiros comerciais, levando Xi e Lula a enfatizarem a necessidade de ampliar mecanismos de solidariedade, coordenação e comércio intrabloco para mitigar riscos externos. O Novo Banco de Desenvolvimento foi citado como instrumento-chave para diversificação econômica, industrialização verde e autonomia tecnológica dos países do grupo.

Xi Jinping também propôs a criação de uma Iniciativa de Governança Global (IGG), embrião para uma nova arquitetura internacional baseada em equidade, inclusão e cooperação — contrapondo o modelo de dominação ocidental atualmente contestado nos fóruns multilaterais.

O Futuro do Sul Global

A mensagem central do presidente chinês é clara: diante do aumento das medidas protecionistas, unilateralismo e conflitos, os BRICS devem explorar suas vantagens, atuar de forma coordenada e liderar a refundação do sistema multilateral de comércio, construindo uma economia global mais aberta, justa e sustentável.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

FONTE: Agência de Notícias ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas

( Reprodução autorizada mediante citação da fonte: Agência de Notícias ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas )