“O PSD tem o seu rumo. Ou é com o governador Tarcísio, o governador Ratinho Júnior ou o Eduardo Leite. Isso é algo que está pacificado”, disse.
247 – O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que a legenda já definiu os rumos para as eleições presidenciais de 2026. A prioridade é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas caso ele opte por não disputar, os nomes do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estão no radar. Segundo o g1, Kassab destacou que o partido está pronto para qualquer cenário e com portas abertas a alianças.
Decisão de Tarcísio pode redefinir a disputa
“O PSD tem o seu rumo. Ou é com o governador Tarcísio, o governador Ratinho Júnior ou o Eduardo Leite. Isso é algo que está pacificado dentro do partido”, disse Kassab.
Ele ressaltou que o governador paulista ainda avalia se entrará na disputa presidencial ou se focará em sua reeleição em São Paulo em 2026. A legislação eleitoral exige que Tarcísio renuncie ao cargo até abril caso queira concorrer ao Planalto.
Fragmentação da direita e conflitos internos
Segundo interlocutores, Tarcísio demonstra desânimo em relação à candidatura nacional diante da divisão da direita. O governador atribui parte dessa fragmentação à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que articulou sanções dos Estados Unidos contra o Brasil e acabou, na visão de Tarcísio, fortalecendo a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além disso, Tarcísio enfrenta conflitos com Eduardo Bolsonaro, que insiste em se lançar candidato à presidência em 2026, mesmo sob risco de condenação no Supremo Tribunal Federal.
Lealdade ao Republicanos e aproximação com Bolsonaro
Apesar das pressões, Tarcísio reafirma que não pretende migrar para o PL, mantendo fidelidade ao Republicanos. Ele também planeja visitar Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, mas aliados afirmam que o encontro não tratará de eleições.
Kassab defende debate sobre anistia
No mesmo evento, Kassab defendeu que o Congresso Nacional discuta a possibilidade de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de janeiro de 2023. “Sou um democrata e entendo que o Judiciário, o Executivo e o Legislativo estão precisando de uma concertação aqui no Brasil. A anistia precisa ser discutida sim”, declarou.
Foto: Divulgação/PSD
FONTE: https://www.brasil247.com/poder/psd-ja-tem-substitutos-para-tarcisio-na-corrida-presidencial-de-2026-afirma-kassab