Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

PSD já tem substitutos para Tarcísio na corrida presidencial de 2026, afirma Kassab

“O PSD tem o seu rumo. Ou é com o governador Tarcísio, o governador Ratinho Júnior ou o Eduardo Leite. Isso é algo que está pacificado”, disse.

247 – O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que a legenda já definiu os rumos para as eleições presidenciais de 2026. A prioridade é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas caso ele opte por não disputar, os nomes do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estão no radar. Segundo o g1, Kassab destacou que o partido está pronto para qualquer cenário e com portas abertas a alianças.

Decisão de Tarcísio pode redefinir a disputa

“O PSD tem o seu rumo. Ou é com o governador Tarcísio, o governador Ratinho Júnior ou o Eduardo Leite. Isso é algo que está pacificado dentro do partido”, disse Kassab.

Ele ressaltou que o governador paulista ainda avalia se entrará na disputa presidencial ou se focará em sua reeleição em São Paulo em 2026. A legislação eleitoral exige que Tarcísio renuncie ao cargo até abril caso queira concorrer ao Planalto.

Fragmentação da direita e conflitos internos

Segundo interlocutores, Tarcísio demonstra desânimo em relação à candidatura nacional diante da divisão da direita. O governador atribui parte dessa fragmentação à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que articulou sanções dos Estados Unidos contra o Brasil e acabou, na visão de Tarcísio, fortalecendo a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, Tarcísio enfrenta conflitos com Eduardo Bolsonaro, que insiste em se lançar candidato à presidência em 2026, mesmo sob risco de condenação no Supremo Tribunal Federal.

Lealdade ao Republicanos e aproximação com Bolsonaro

Apesar das pressões, Tarcísio reafirma que não pretende migrar para o PL, mantendo fidelidade ao Republicanos. Ele também planeja visitar Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, mas aliados afirmam que o encontro não tratará de eleições.

Kassab defende debate sobre anistia

No mesmo evento, Kassab defendeu que o Congresso Nacional discuta a possibilidade de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de janeiro de 2023. “Sou um democrata e entendo que o Judiciário, o Executivo e o Legislativo estão precisando de uma concertação aqui no Brasil. A anistia precisa ser discutida sim”, declarou.

Foto: Divulgação/PSD

FONTE: https://www.brasil247.com/poder/psd-ja-tem-substitutos-para-tarcisio-na-corrida-presidencial-de-2026-afirma-kassab