O russo também agradeceu Trump pela participação dos EUA na retomada das negociações diretas entre Rússia e Ucrânia.
247 – Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira (19) para tratar sobre um cessar-fogo na Guerra da Ucrânia. Putin classificou a conversa como substancial, franca e muito útil.
O russo também agradeceu Trump pela participação dos EUA na retomada das negociações diretas entre Rússia e Ucrânia. “O cessar-fogo com a Ucrânia é possível assim que acordos forem feitos. Em geral, estamos no caminho certo. Rússia e Ucrânia devem encontrar compromissos que sejam adequados a ambos os lados. As causas fundamentais da crise devem ser eliminadas”, afirmou Putin.
Segundo a Reuters, antes da conversa com Putin, Trump telefonou para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Em Roma, ao deixar uma reunião com o Papa Leão XIV, o vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, reforçou que Washington não aceitará negociações infrutíferas. “Eu diria que estamos mais do que abertos a desistir [da tentativa de mediação]”, afirmou Vance. “Trump deixou claro que os EUA não vão ficar parados. Queremos ver resultados.”
A pressão interna sobre Trump também aumenta, já que ele prometeu resolver o conflito de forma rápida desde que assumiu seu segundo mandato. Até agora, no entanto, os esforços não surtiram o efeito esperado, o que afeta diretamente sua imagem como negociador habilidoso.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, revelou o tom emocional do presidente norte-americano diante da guerra. “Ele está cansado e frustrado com ambos os lados do conflito. Ele deixou claro para ambos os lados que quer uma resolução pacífica e um cessar-fogo o mais rápido possível”, disse.
A ligação entre Trump e Putin ocorre em meio a um novo momento diplomático: na semana passada, representantes da Rússia e da Ucrânia voltaram à mesa de negociações em Istambul, algo que não acontecia desde março de 2022. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, destacou o caráter estratégico da conversa entre os líderes. “Foi uma chamada importante, dadas as conversas que ocorreram em Istambul”, afirmou.
Trump ainda deve conversar com líderes da Otan nesta segunda-feira. A eventual adesão da Ucrânia à aliança militar continua sendo um dos principais pontos de tensão com Moscou.
(Com informações da Sputnik)
FOTO: kremlin.ru
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/putin-classifica-conversa-telefonica-com-trump-como-substancial-franca-e-muito-util