‘Estamos prontos’, afirmou o líder russo.
247 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou potências europeias nesta terça-feira (2) que, se começarem uma guerra contra Moscou, o país euroasiático derrotará países do Velho Continente.
“Se a Europa de repente quiser lutar conosco e começar, estamos prontos agora mesmo”, disse Putin. Ao comentar sobre o conflito na Ucrânia, o líder russo afirmou que não é uma guerra total e que a Rússia está agindo conforme as circunstâncias do cenário atual. O relato saiu na Reuters.
O presidente Putin sugeriu que potenciais conflitos com países europeus teriam outra dimensão. “Se a Europa de repente quiser lutar conosco e começar, estamos prontos agora mesmo”, acrescentou.
Entenda
A Rússia anexou quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas em outubro de 2022. O governo russo é contra a entrada da Ucrânia na Otan – Aliança do Tratado do Atlântico Norte, liderada pelos EUA.
Vários países da Otan forneceram assistência militar e financeira para a Ucrânia e implementaram sanções contra a Rússia. Irã e Coreia do Norte também auxiliaram em diferentes níveis as Forças Armadas russas.
Em 2024, o governo do presidente Lula apresentou, em conjunto com a China em maio de 2024, uma proposta para negociações com o objetivo de promover uma solução diplomática da crise ucraniana.
Foto: Alexander Kazakov/TASS
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/putin-diz-nao-querer-guerra-mas-se-paises-europeus-quiserem-a-russia-os-derrotara