Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Putin liga para Modi após ataque em Pahalgam e promete “total apoio” à Índia contra o terrorismo

Presidente da Rússia expressa solidariedade às vítimas, cobra punição aos autores do atentado e reforça aliança estratégica com a Índia.

247 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta segunda-feira (5) para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, a fim de reiterar sua condenação ao atentado terrorista ocorrido em Pahalgam, no último dia 22 de abril, que deixou 26 civis mortos. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal, em publicação nas redes sociais, e confirmada por comunicado da embaixada russa – e também reportada pelo Hindustan Times.

Durante a conversa, Putin expressou “condolências pela perda de vidas inocentes” e garantiu “apoio total à Índia na luta contra o terrorismo”. O líder russo também classificou o atentado como “bárbaro” e destacou a necessidade de que “os autores desse ato hediondo e seus apoiadores sejam levados à justiça”. A ligação acontece em um momento de escalada nas tensões entre Índia e Paquistão, após Nova Délhi apontar vínculos transfronteiriços no atentado e anunciar medidas punitivas contra Islamabad.

Além de Putin, outros líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, também manifestaram apoio a Modi e condenaram o ataque. A solidariedade internacional busca reforçar a pressão por responsabilização dos envolvidos e conter uma possível deterioração das relações entre Índia e Paquistão.

No comunicado da embaixada russa, ressaltou-se ainda a importância da “luta intransigente contra o terrorismo” e a natureza estratégica das relações entre Rússia e Índia. “Durante a conversa, destacou-se o caráter estratégico da parceria especial e privilegiada entre Rússia e Índia. Essa relação não está sujeita a influências externas e continua a se desenvolver de forma dinâmica em todas as áreas”, afirmou a nota.

Modi, por sua vez, parabenizou Putin pelo 80º aniversário do Dia da Vitória — celebração russa da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial — e o convidou oficialmente para participar da Cúpula Índia-Rússia que ocorrerá ainda este ano. Inicialmente, o premiê indiano havia sido convidado para comparecer às comemorações em Moscou, no próximo dia 9 de maio, mas a participação foi revista devido à crise com o Paquistão. O país será representado pelo ministro de Estado da Defesa, Sanjay Seth.

A questão da segurança também foi abordada em uma conversa telefônica entre os chanceleres dos dois países. O ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, reiterou ao seu homólogo russo, Sergey Lavrov, a determinação do governo indiano de levar à justiça os “autores, financiadores e organizadores” do atentado. Lavrov, por sua vez, defendeu que as divergências entre Nova Délhi e Islamabad sejam resolvidas por “meios políticos e diplomáticos, com base no Acordo de Simla de 1972 e na Declaração de Lahore de 1999”.

Após o atentado em Pahalgam, o governo indiano adotou medidas severas contra o Paquistão, incluindo a suspensão do Tratado das Águas do Indo. Modi concedeu às Forças Armadas “total liberdade operacional” para definir a resposta, tanto em termos de alvos quanto de tempo e forma. Em retaliação, o Paquistão fechou seu espaço aéreo para aviões indianos, suspendeu todo o comércio bilateral e prometeu responder “com firmeza” a qualquer escalada por parte da Índia.

O atentado de Pahalgam, ocorrido em uma região de paisagens exuberantes na Caxemira, acirra novamente a histórica disputa entre Índia e Paquistão, ambos países com armas nucleares e envolvimento direto em três guerras desde a independência. O apoio explícito de Moscou à Índia nesse contexto reforça a aliança estratégica entre os dois países e evidencia o alinhamento russo ao esforço global de combate ao terrorismo.

Foto: TV BRICS

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/putin-liga-para-modi-apos-ataque-em-pahalgam-e-promete-total-apoio-a-india-contra-o-terrorismo