Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Putin: Rússia está pronta para cessar-fogo na Ucrânia, mas exige garantias (vídeo)

Moscou reforça que um acordo precisa garantir uma paz duradoura e questiona intenções de Kiev.

247 – A Rússia está disposta a negociar um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia, afirmou o presidente Vladimir Putin. No entanto, ele destacou que tal acordo precisa resultar em uma “paz de longo prazo”. As declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, em Moscou, nesta quinta-feira (13), segundo a RT.

Segundo Putin, Moscou considera a ideia de um cessar-fogo “correta” e disse que “apoia totalmente” a proposta. “Endossamos a ideia de resolver o conflito por meios pacíficos”, enfatizou o líder russo.

Entretanto, ele apontou que ainda há questões que precisam ser discutidas antes que uma trégua possa ser concretizada, incluindo uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Dentre as principais preocupações de Moscou está a garantia de que Kiev não usará o período de cessar-fogo para se rearmar e reforçar suas tropas na linha de frente. “Serão 30 dias usados para continuar a mobilização forçada na Ucrânia, para fornecer armas e treinar novas unidades?” questionou o presidente russo.

Outro ponto sensível, segundo Putin, é a situação na região de Kursk, na fronteira russa, onde tropas ucranianas invadiram o território russo em agosto de 2024. “Devemos simplesmente deixá-los sair depois de terem cometido inúmeros crimes contra civis?”, indagou o líder russo.

As declarações de Putin reforçam o tom de cautela de Moscou em relação a um possível cessar-fogo. A insistência em garantias e verificações sugere que a Rússia não aceitará um acordo que possa ser utilizado estratégicamente por Kiev para se reestruturar militarmente.

https://x.com/Metropoles/status/1900223713297277095

Foto: Vladimir Smirnov/TASS

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/putin-russia-esta-pronta-para-cessar-fogo-na-ucrania-mas-exige-garantias