Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

RSF condena ação israelense que matou jornalistas da Al Jazeera

Os combates já deixaram mais de 61 mil palestinos e cerca de 1.500 israelenses mortos. Agora se espalharam para o Líbano e o Iêmen.

247 – A organização não governamental internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou nesta segunda-feira um ataque direcionado de Israel na Cidade de Gaza que matou seis profissionais da imprensa, incluindo o repórter da Al Jazeera, Anas Al-Sharif.

Os combates, interrompidos por breves cessar-fogos, já deixaram mais de 61 mil palestinos e cerca de 1.500 israelenses mortos, se espalharam para o Líbano e o Iêmen e provocaram trocas de mísseis entre Israel e Irã.

Mais cedo, a emissora sediada no Catar informou que o ataque israelense, realizado no domingo contra uma tenda de jornalistas próxima a um hospital na Cidade de Gaza, matou cinco de seus funcionários e um jornalista freelancer palestino. As Forças de Defesa de Israel (FDI) admitiram o ataque contra Anas Al-Sharif, a quem acusaram de trabalhar para o movimento palestino Hamas.

“Condenamos veementemente o assassinato do repórter da Al Jazeera, Anas Al-Sharif, pelo exército israelense, em um ataque direcionado a uma tenda que o abrigava próximo ao Hospital Al-Shifa, em Gaza, o qual matou outros cinco profissionais da imprensa e feriu mais três”, afirmou a RSF nas redes sociais.

Em 7 de outubro de 2023, Israel sofreu um ataque sem precedentes com foguetes lançados da Faixa de Gaza. Na sequência, militantes do Hamas atravessaram as áreas de fronteira, abriram fogo contra militares e civis e fizeram mais de 200 reféns. De acordo com as autoridades, cerca de 1.200 pessoas foram mortas no lado israelense.

Em resposta, as FDI lançaram a Operação Espadas de Ferro, que incluiu bombardeios contra alvos civis e decretou o bloqueio total da Faixa de Gaza — suspendendo o fornecimento de água, eletricidade, combustível, alimentos e medicamentos (com Sputnik).

FOTO: Jaber Jehad Badwan

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/rsf-condena-acao-israelense-que-matou-jornalistas-da-al-jazeera