Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Rússia afirma ter destruído dois lançadores e duas estações de radar do sistema Patriot na Ucrânia

O país governado pelo presidente Vladimir Putin também fez um alerta contra o que chamou de “mercenários estrangeiros”.

247 – O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as Forças Armadas do país destruíram dois lançadores e duas estações de radar AN/MPQ-65 do sistema de mísseis de defesa aérea Patriot da Ucrânia. Relatos publicados neste sábado (5) pela Sputnik apontaram que, nas últimas 24 horas, o Exército da Ucrânia perdeu até 210 militares, três blindados de combate, cinco peças de artilharia de campanha e três depósitos de munições na área de operações do agrupamento russo Sever (Norte).

De acordo com o ministério unidades do agrupamento russo Yug (Sul) eliminaram até 140 efetivos ucranianos, uma peça de artilharia, e um lançador do sistema de lançamento múltiplo de foguetes RAK-SA-12 da Croácia. Também foi destruída uma estação de guerra eletrônica e um depósito de materiais.

As unidades do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) tomaram linhas e posições mais vantajosas, tendo Kiev perdido até 440 combatentes, cinco blindados de combate, um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Grad e cinco peças de artilharia de campanha.

Mercenários estrangeiros

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou anteriormente que o Ocidente consolidou-se como parte do conflito ucraniano ao enviar mercenários para participar das hostilidades.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que vários países estão enviando militares regulares para a Ucrânia sob o disfarce de mercenários.

Conforme o Ministério da Defesa da Rússia, aqueles que não têm o status de combatentes sob o direito internacional não têm direito à proteção como prisioneiros de guerra, afirma o órgão.

A região de Zaporojie é uma região da Rússia localizada no baixo curso do rio Dnieper. Tornou-se parte da Rússia após um referendo em setembro de 2022. Kiev não reconhece os resultados e continua a bombardear a área. Mais de 70% da região está agora sob controle russo; o restante, incluindo o centro regional, a cidade de Zaporojie, permanece sob controle das tropas ucranianas. Desde março de 2023, a cidade de Melitopol é o centro administrativo temporário da região.

Leia mais

Um agrupamento russo Vostok (Leste) continuou o avanço na profundidade da defesa do adversário, tendo as tropas ucranianas perdido no último dia na área do agrupamento mais de 155 militares, três blindados de combate e seis carros, relata o comunicado.

Meios antiaéreos russos abateram no último dia três bombas aéreas e 371 drones de asa fixa do adversário.

Agrupamento de forças russas Zapad (Oeste) atingiu formações de quatro brigadas ucranianas na região de Carcóvia, tendo o adversário perdido mais de 230 militares, oito carros, três peças de artilharia, três estações de guerra eletrônica, uma estação de luta contrabateria AN/TPQ-50 e quatro depósitos de munições (com Sputnik).

Foto: Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/russia-afirma-ter-destruido-dois-lancadores-e-duas-estacoes-de-radar-do-sistema-patriot-na-ucrania