Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Rússia anuncia produção em massa de mísseis Oreshnik

“A produção em série do novo sistema de mísseis de alcance intermediário Oreshnik começou e ele provou sua eficácia em combate”, disse o presidente russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na segunda-feira, durante uma reunião com graduados militares, que a produção em série de um novo sistema de mísseis chamado Oreshnik está começando.

“A produção em série do novo sistema de mísseis de alcance intermediário Oreshnik começou e ele provou sua eficácia em combate “, disse ele.

Em 21 de novembro, fontes russas relataram que o presidente anunciou que, em resposta aos ataques contra a Rússia usando armas ocidentais, a nação eslava “lançou pela primeira vez seu mais novo míssil balístico de alcance intermediário, o Oreshnik, com uma ogiva não nuclear em uma fábrica da indústria de defesa ucraniana chamada Yuzhmash”.

A introdução do Oreshnik faz parte da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, que começou em 2022.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, as forças ucranianas sofreram perdas significativas, com mais de 1.355 soldados mortos nas últimas 24 horas.

Putin observou que os ataques ucranianos com armas ocidentais, incluindo mísseis de longo alcance, aumentaram as tensões. Isso está forçando a Rússia a responder com sistemas avançados como o Oreshnik.

O míssil, projetado para operar em condições modernas de guerra eletrônica, possui um sistema avançado de orientação inercial que resiste à interferência de satélites.

Este avanço tecnológico fortalece a postura defensiva da Rússia diante das sanções da OTAN e do apoio militar à Ucrânia . Além disso, o anúncio coincide com a escalada da guerra no Oriente Médio entre Israel e Irã.

O Ministério da Defesa não especificou o volume de produção ou o momento exato, mas o anúncio de Putin ressalta a prioridade da Rússia em manter uma vantagem estratégica.

Foto: Via X / @vladimirputiniu

FONTE: https://www.telesurtv.net/rusia-produccion-masiva-misiles-oreshnik/