Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

RÚSSIA E EUA CONCORDAM EM INICIAR NEGOCIAÇÕES DE PAZ NA UCRÂNIA

Uma reunião de alta cúpula realizada hoje em Riad, na Arábia Saudita, deu início ao que se pode chamar de processo de negociações entre a Federação da Rússia e os Estados Unidos para pôr fim ao conflito russo-ucraniano. Putin e Trump não participaram neste segundo momento – ambos haviam se comunicado por telefone na semana passada. Moscou e Washington concordaram em dizer que a reunião foi “muito produtiva”. Representantes da Ucrânia e da União Europeia não foram convidados.

Para a Rússia, a ausência dos líderes europeus é fundamental para que este processo de paz seja efetivamente concretizado. De acordo com os negociadores de Moscou, há um entendimento de que a UE não deseja o fim do conflito por puro sentimento de derrota. A ameaça de uma Rússia beligerante “que irá atacar a Europa no futuro” não deve ser levada a sério, dizem também os diplomatas dos EUA.

Moscou e Washington concordaram que “quando os interesses nacionais coincidem, os esforços devem ser unidos e implementados” em áreas relevantes por meio de “projetos mutuamente benéficos” nas esferas geopolítica e econômica. No entanto, quando os interesses não se alinham, os lados não devem provocar um conflito, mas sim trabalhar para resolver os problemas, disseram os russos.

FOTO: Wikimedia Commons

FONTE: https://www.facebook.com/photo?fbid=9167390363316406&set=a.171787036210162