Putin afirma que Moscou está pronta para discutir em detalhe as iniciativas da China para um sistema internacional mais justo.
247 – A Rússia declarou apoio às propostas de governança global apresentadas pelo presidente da China, Xi Jinping, durante a reunião no formato OCX+, em Tianjin. O encontro ampliado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) contou com a participação de líderes de mais de 20 países e dez organizações internacionais.
“Ouvimos com muita atenção todas as propostas do Sr. Xi Jinping para a criação de um novo sistema de governança global mais eficaz e funcional. Isso é importante num momento em que alguns países ainda não desistiram de tentar ditar as regras nas relações internacionais. A Rússia apoia a iniciativa do presidente Xi Jinping e está interessada em iniciar uma discussão concreta sobre as propostas apresentadas pelos nossos amigos chineses”, afirmou Putin, de acordo com a Sputnik Brasil.
O líder chinês apresentou a iniciativa de “governança global” com o objetivo de estruturar, em parceria com outros países, um modelo internacional mais equilibrado. “Espero trabalhar com todos os países por um sistema de governança global mais justo e equitativo e avançar rumo a uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”, disse Xi Jinping no encontro.
A reunião de Tianjin foi considerada a maior da história da Organização para Cooperação de Xangai, reunindo representantes de quase metade da população mundial e de uma parcela significativa do PIB global.
No comando da presidência rotativa da OCX desde julho de 2024, a China deve propor novas iniciativas voltadas para a resiliência financeira do bloco. Entre elas, destacam-se o estímulo a transações em moedas nacionais e a ampliação do comércio eletrônico entre os países-membros, medidas vistas como estratégicas para mitigar os impactos das sanções impostas por países ocidentais.
Foto: Xinhua/Ju Peng
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/russia-manifesta-apoio-a-proposta-de-xi-jinping-por-nova-governanca-global