Ministro Alexandre Silveira afirmou que irá discutir minerais críticos com representantes dos EUA.
247 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira (15) ter sido convidado pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar de uma reunião sobre minerais críticos.
Silveira afirmou em sessão no Congresso Nacional que irá discutir a questão dos minerais críticos com o governo Trump, elogiando o “restabelecimento do diálogo” entre os governos Lula e do chefe da Casa Branca. Ele afirmou que participará de uma reunião do G7 no Canadá com o secretário relevante do governo estadunidense.
Por meio da instalação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o país vem se preparando para definir suas políticas públicas para o setor, diante de uma corrida mundial intensa por minerais estratégicos. O CNPM será instalado na quinta-feira (16), disse Silveira na sessão.
Brasil se aproveita da guerra comercial
A aproximação no setor entre os países surge após as recentes restrições impostas pela China às exportações de minerais de terras raras, essenciais para a fabricação de produtos de alta tecnologia. O presidente Trump respondeu ao anúncio da China com ameaças de aumentar a tarifa sobre as importações chinesas para 100%, reiniciando uma guerra comercial entre os titãs econômicos globais.
As declarações sinalizaram a maior ruptura nas relações em meses e imediatamente levantaram questões sobre as expectativas de distensão econômica entre Pequim e Washington. Diante do cenário de aperto na oferta dos materiais, autoridades de Washington demonstraram preocupação com o crescimento dos EUA, de acordo com a Reuters, buscando agora novos parceiros comerciais.
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil-soberano/sancionados-pela-china-eua-buscam-acesso-a-minerais-criticos-no-brasil