Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Sanções dos EUA contra quatro juízas do TPI violam soberania da instituição, diz Gleisi

Ministra alertou para o risco de que sanções desse tipo se tornem comuns contra magistrados ao redor do mundo.

247 – A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), condenou as sanções impostas pelos Estados Unidos a quatro juízas do Tribunal Penal Internacional (TPI), afirmando que a medida “viola o direito” e afronta a soberania de uma instituição que representa mais de 120 países. Em publicação na rede social X, nesta sexta-feira (6), ela também alertou para o risco de que ações desse tipo se tornem comuns contra magistrados ao redor do mundo.

“As sanções dos EUA contra quatro juízas do Tribunal Penal Internacional violam o direito e afrontam a soberania de instituição que representa 125 países. Duas juízas atuaram no mandato de prisão contra Netanyahu pelo genocídio em Gaza e as outras duas na investigação de crimes de guerra dos EUA no Afeganistão. É necessário repudiar fortemente essa violência do governo Trump para que não se transforme em prática generalizada contra juízes ao redor do mundo”, escreveu a ministra.

https://x.com/gleisi/status/1931007050647031964

Em 2024, o TPI expediu mandados de prisão relacionados a supostos crimes de guerra na Faixa de Gaza. A Corte afirma haver indícios de que o líder israelense, Benjamin Netanyahu, tem responsabilidade criminal por crimes como o uso da fome como arma de guerra no território palestino.

Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/sancoes-dos-eua-contra-quatro-juizas-do-tpi-violam-soberania-da-instituicao-diz-gleisi