Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Senado analisa novas regras para impeachment de ministros do STF nesta 4ª

Relator do projeto de lei quer restabelece outros possíveis autores de pedidos de impedimento, como a OAB e cidadãos comuns, desde que haja apelo popular.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado marcou para esta quarta-feira (10) a análise do projeto de lei que altera a Lei do Impeachment. O item dve ser o primeiro da pauta do colegiado.

De autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, o texto está parado desde agosto de 2023 na Casa. O tema voltou a ser discutido após o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidir restringir ao procurador-geral da República a apresentação de pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

O relatório do senador Weverton Rocha (PDT-MA) mira três pontos em reação à liminar de Gilmar. Primeiro, restabelece outros possíveis autores de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sindicatos e cidadãos comuns, desde que haja apelo popular.

Além disso, o relator deve propor que o tempo de análise para o encaminhamento da matéria seja de, no máximo, 15 dias. A ideia é evitar que os pedidos sejam engavetados após a apresentação.

Por outro lado, o senador deve atender a decisão do ministro do STF e manter a exigência de maioria qualificada, ou seja, de dois terços dos votos, para aprovação do processo pelo Senado, ao invés de maioria simples, como determina a legislação atual.

Embora a decisão de Gilmar já esteja em vigor, os ministros do Supremo ainda deverão referendá-la, ou derrubá-la, se entenderem nesse sentido. A análise, em plenário virtual (sem discussão), tem início na próxima sexta-feira (12).

FOTO: Edilson Rodrigues/Agência Senado

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/ccj-analisa-novas-regras-para-impeachment-de-ministros-do-stf-nesta-quarta/