Supremo Tribunal da Venezuela confirmou os resultados da comissão eleitoral do país.
(Sputnik) – O senador norte-americano Rick Scott disse nesta quinta-feira que apresentou um projeto de lei para estabelecer a política dos EUA em apoio à transição para uma “ordem democrática” na Venezuela, após a reeleição de Nicolás Maduro à presidência.
A legislação, chamada de Venezuela Advancing Liberty, Opportunity, and Rights (VALOR) Act, também está sendo apresentada na Câmara dos Representantes dos EUA, afirmou Scott em um comunicado.
“Chegou a hora de Maduro deixar o cargo e permitir que o povo venezuelano seja livre de sua ditadura. Os Estados Unidos devem liderar o caminho para trazer liberdade e democracia à Venezuela, e o VALOR Act é um passo na direção certa”, disse o comunicado.
A legislação estabelece parâmetros democráticos que orientam a remoção das sanções ao regime de Maduro e qualquer sucessor “não democrático”, de acordo com o comunicado.
O projeto também codifica sanções financeiras ao Banco Central da Venezuela, à Petróleos de Venezuela, SA e às criptomoedas venezuelanas, segundo o comunicado.
Além disso, a legislação exige que os EUA bloqueiem a participação de qualquer governo não democrático da Venezuela na Organização dos Estados Americanos, no Banco Interamericano de Desenvolvimento e no Fundo Monetário Internacional, de acordo com o comunicado.
Adicionalmente, o projeto bloqueia a ajuda externa dos EUA a qualquer país que preste assistência, exceto ajuda humanitária, ao regime de Maduro ou a qualquer sucessor não democrático, afirmou o comunicado.
O Supremo Tribunal da Venezuela confirmou os resultados da comissão eleitoral do país e reconheceu Maduro como o presidente eleito para o período de 2025-2031, apesar de os EUA e outros países contestarem os resultados da eleição.
FOTO: @SenRickScott no X
FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/senador-dos-eua-diz-ter-apresentado-projeto-para-apoiar-ordem-democratica-na-venezuela-apos-supremo-validar-vitoria-de-maduro