Decisão do ministro André Mendonça atende a parecer da PGR e vai apurar se recursos repassados por ex-banqueiro bancaram Eduardo Bolsonaro nos EUA.
247 – O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a instaurar um inquérito para investigar os repasses financeiros feitos ao filme Dark Horse, produção audiovisual que retrata a trajetória política de Jair Bolsonaro (PL). A determinação atende a uma manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), chefiada por Paulo Gonet, e visa apurar a transferência de recursos realizada pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República.
A abertura da investigação teve origem em uma solicitação encaminhada pela própria Polícia Federal ao STF. Diante do pedido formulado pela corporação, o ministro relator, André Mendonça — designado para a relatoria no fim de junho pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin —, solicitou um parecer do Ministério Público Federal. Em sua resposta, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliou que há elementos probatórios suficientes para fundamentar a instauração formal do inquérito e investigar as circunstâncias que envolvem as transações financeiras.
Paralelamente, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) também havia acionado a Suprema Corte solicitando a apuração dos fatos, após a divulgação do caso. Contudo, em relação ao pedido específico do parlamentar, a PGR manifestou-se pelo arquivamento, concentrando a atuação judicial no pedido formulado pela PF. A representação de Lindbergh ocorreu logo após o site The Intercept Brasil revelar um áudio no qual o senador Flávio Bolsonaro solicita dinheiro a Daniel Vorcaro sob a justificativa de custear a obra cinematográfica.
O foco central da apuração conduzida pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, incide sobre o envio de recursos do ex-banqueiro para o exterior. As investigações apontam que os valores foram transferidos pela empresa Entre Investimentos e Participações — instituição que possui ligações diretas com Vorcaro — com destino a um fundo sediado no estado do Texas, nos Estados Unidos, controlado por aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A principal suspeita dos investigadores é de que a justificativa do financiamento do longa-metragem possa ter servido para ocultar a verdadeira finalidade do dinheiro. A PF trabalha com a hipótese de que parte ou a totalidade das verbas tenha sido utilizada para custear despesas pessoais de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde o ex-parlamentar reside desde fevereiro de 2025 após alegar perseguição política por parte do ministro Alexandre de Moraes, além de bancar ações e articulações promovidas por aliados do ex-presidente junto ao governo de Donald Trump. Eduardo é réu no STF em uma ação penal por suposta coação no processo, sob a relatoria do próprio ministro Alexandre de Moraes, e já apresentou queixas públicas sobre o bloqueio de suas contas bancárias e das contas de sua esposa.
“Há necessidade de instaurar um inquérito para apurar todas essas circunstâncias que permeiam esses episódios”, afirmou o diretor-geral Andrei Rodrigues em entrevista concedida à GloboNews no mês de junho, ao reforçar a urgência do rastreamento do fluxo financeiro internacional.
Por outro lado, quando o caso do financiamento veio a público por meio da reportagem do The Intercept Brasil, a assessoria do senador Flávio Bolsonaro divulgou uma nota oficial rebatendo as suspeitas. No comunicado, o senador afirmou ser “falsa a insinuação de que recursos tenham sido destinados a Eduardo Bolsonaro” e defendeu a regularidade da operação financeira. “Os aportes foram direcionados a um fundo específico da produção, com estrutura jurídica própria e fiscalização nos Estados Unidos”, sustentou Flávio à época. A partir da autorização do STF, a Polícia Federal buscará esclarecer a real destinação do dinheiro e verificar se a estrutura jurídica no exterior foi utilizada em conformidade com a legislação ou como fachada para o envio ilegal de divisas.
Foto: Carlos Moura/SCOSTF
FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/stf-autoriza-inquerito-da-pf-para-investigar-repasses-ao-filme-dark-horse/