O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin marcou nesta quinta-feira (8) uma sessão virtual extraordinária para julgar o despacho que suspendeu a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados por uma suposta trama golpista.
A sessão, que foi um pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, começa amanhã (9) e termina na próxima terça-feira (13).
A suspensão da ação penal foi determinada pela Câmara ontem (7) e pode abrir brecha para a suspensão de todas as acusações contra Ramagem, Bolsonaro, e demais réus do núcleo 1 da trama golpista. O parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), considerou a ação judicial contra Ramagem ilegal e inconstitucional.
O parlamentar é investigado por participar de articulações golpistas durante o governo Bolsonaro, quando era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele é acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos de Bolsonaro. O caso ficou conhecido como “Abin Paralela”.
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil
FONTE: @sputnikbrasil no Telegram