Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

STF vai julgar primeira denúncia contra parlamentares por desvios em emendas ainda em fevereiro

Primeira Turma do STF decidirá se Josimar Maranhãozinho, Bosco Costa e Pastor Gil serão processados por corrupção passiva e organização criminosa.

247 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem programado para o dia 25 de fevereiro o julgamento da primeira denúncia dentro de um conjunto de investigações que apuram desvios em emendas parlamentares, destaca a jornalista Luísa Martins em sua coluna na CNN Brasil. O colegiado, presidido pelo ministro Cristiano Zanin, terá a responsabilidade de decidir se três parlamentares do PL, Josimar Maranhãozinho (MA), Bosco Costa (SE) e Pastor Gil (MA), serão formalmente processados por crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa os três deputados de envolvimento em um esquema que desviou R$ 1,6 milhão, com emendas principalmente direcionadas ao município de São José de Ribamar, o terceiro mais populoso do Maranhão. Segundo as investigações da Polícia Federal (PF), o esquema envolvia a tentativa de extorsão à prefeitura para que parte dos recursos das emendas fosse devolvida aos parlamentares. Apesar de o dinheiro não ter sido retornado aos cofres dos deputados, a PGR sustenta que o crime de corrupção está caracterizado, o que será debatido pelos ministros durante o julgamento.

O julgamento ocorre em um momento em que a transparência no uso das emendas parlamentares se torna um tema de discussão no Congresso. Ainda segundo a reportagem, dois dias antes da decisão do STF, o ministro Flávio Dino, se reunirá com a nova cúpula do Congresso Nacional para tratar da transparência dos recursos, um dos pontos centrais das investigações.

Atualmente, mais de 20 investigações relacionadas a desvios de emendas parlamentares tramitam no STF, afetando deputados e senadores que possuem foro especial no Supremo. Todos os envolvidos negam qualquer envolvimento em irregularidades.

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

FONTE: https://www.brasil247.com/brasil/stf-vai-julgar-primeira-denuncia-contra-parlamentares-por-desvios-em-emendas-ainda-em-fevereiro