Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Tá ficando psicodélica e surreal a situação dos Bolsonaros e do Tarcísio”, diz Ivan Valente

Deputado do PSOL acusa Eduardo Bolsonaro de traição à pátria por conspirar com Trump contra o STF e a soberania brasileira.

247 – Em entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que o envolvimento da família Bolsonaro com o ex-presidente dos Estados Unidos e atual presidente Donald Trump atingiu um nível alarmante. Segundo ele, a atuação de Eduardo Bolsonaro no episódio do “tarifaço” norte-americano sobre produtos brasileiros configura um atentado à soberania nacional.

“Tá ficando psicodélica e surreal a situação da família Bolsonaro e do Tarcísio”, disse Valente ao comentar o que considera uma ação coordenada para forçar os Estados Unidos a interferirem diretamente em decisões internas do Brasil. O parlamentar afirmou que Eduardo Bolsonaro já sabia com antecedência da imposição de tarifas por parte do governo Trump. “A Veja tá publicando hoje que no dia 10 de junho ele deu certeza de 99% que vinha o tarifaço. Ele já sabia isso há um mês e meio atrás. Ou seja, ele conspirou até lá, ele produziu provas contra ele”.

Para o deputado, a tentativa de Eduardo de obter apoio de Trump representa uma violação gravíssima da ordem institucional. “Agora ele fez uma chantagem assim do tipo: vocês têm 15 dias para resolver o problema. Aí derruba o Alexandre de Moraes, derruba o governo Lula e senão o Trump, segundo o Rachadinha, vai vir com duas bombas atômicas aí, que nem eles fizeram no Japão”, afirmou, em referência à retórica inflamada atribuída ao deputado federal.

Ivan Valente considerou “insana” a iniciativa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de telefonar para o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que Jair Bolsonaro tivesse o passaporte liberado para tentar negociar com Trump. “Isso tudo é uma imensa desmoralização”, disse. E completou: “Acho que o Eduardo Bolsonaro não tem mais condições de voltar pro Brasil. Ele vai ser preso. Aliás, eu acho que o Alexandre de Moraes, o Gonet deveriam decretar imediatamente a prisão preventiva dele por traição à pátria”.

O deputado criticou a submissão da extrema direita brasileira aos interesses dos Estados Unidos. “Você pedir a uma potência estrangeira que intervenha no Judiciário, que deponha o Judiciário brasileiro, que anistie o Bolsonaro, que libere as big techs que são deles, que o Brasil não faça mais negociação com os BRICS e se renda ao tarifaço americano… Você não tem soberania nacional mais”, alertou.

Ele também classificou como perigosa a fala de Flávio Bolsonaro à CNN, na qual o senador teria exaltado o poder absoluto de Trump. “Ele falou: ‘Vocês não entendem. O Trump é todo poderoso. O que ele fala tem que ser seguido’. É uma insanidade o que ele fala”.

Valente criticou ainda a tentativa de justificar o uso de bombas atômicas no Japão como um exemplo de altivez. “O Japão já tava vencido. Os americanos jogaram a bomba para falar pro mundo: nós temos a bomba. Nós somos a hegemonia do planeta. E ele [Flávio Bolsonaro] tá falando que o Trump tem o mesmo poder”.

Encerrando sua fala, o deputado do PSOL afirmou que o bolsonarismo é um projeto de destruição nacional. “Eles causam a destruição da democracia brasileira, da economia brasileira e da saúde do povo brasileiro, inclusive a saúde mental”. Assista:

Foto: ABR | Camara dos Deputados

FONTE: https://www.brasil247.com/entrevistas/ta-ficando-psicodelica-e-surreal-a-situacao-dos-bolsonaros-e-do-tarcisio-diz-ivan-valente