Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Trump anuncia tarifas de 25% a 40% para 14 países

África do Sul, Cazaquistão, Coreia do Sul, Japão, Malásia e Tailândia estão entre os que receberam cartas do governo americano com as novas alíquotas.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira a imposição de novas tarifas comerciais sobre 14 países – entre eles Coreia do Sul e Japão, dois dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos – a partir de 1º de agosto. As alíquotas, que variam de 25% a 40%, foram reveladas em cartas enviadas ao governos e divulgadas por Trump em sua rede social.

Veja quais são os países afetados e as tarifas anunciadas por Trump:

  • África do Sul: 30%
  • Bangladesh: 35%
  • Bósnia: 30%
  • Camboja: 36%
  • Cazaquistão: 25%
  • Coreia do Sul: 25%
  • Indonésia: 32%
  • Japão: 25%
  • Laos: 40%
  • Malásia: 25%
  • Mianmar: 40%
  • Sérvia: 35%
  • Tailândia: 36%
  • Tunísia: 25%

Os documentos enviados aos líderes de cada país afetado pelas tarifas são quase idênticos, com exceção apenas da alíquota aplicada caso a caso. Nas cartas, Trump alerta que haverá uma sobretaxa se os países tentarem driblar a nova política comercial e exportar seus produtos por terceiros – a chamada reexportação – e que qualquer retaliação será respondida pelo governo dos EUA.

“Se, por algum motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer que seja o número escolhido para aumentá-las, ele será adicionado ao que cobramos”, dizem as cartas.

Carta enviada por Trump sobre tarifas ao governo do Japão — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As cartas foram enviadas dois antes antes do prazo dado por Trump para restabelecer as chamadas “tarifas recíprocas”, anunciadas por ele em 2 de abril. Hoje, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que a nova data-limite será em 1º de agosto.

As novas tarifas não foram negociadas com os países, mas sim escolhas do próprio governo americano, um sinal de que as negociações realizadas desde a trégua anunciada por Trump não produziram resultados satisfatórios. Questionada sobre o tema, Leavitt afirmou que o presidente americano está criando “planos comerciais para cada país”.

As primeiras notificações foram enviadas ao primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e ao presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung. Nos documentos, Trump afirmou que “após discutir a relação comercial” com os dois países, decidiu impor novas tarifas a partir de 1º de agosto sobre todos os produtos enviados por eles aos EUA. Além disso, seguem valendo as taxas setoriais já anunciadas pela Casa Branca, de 50% sobre as importações de aço e alumínio, por exemplo.

Segundo o líder americano, a decisão foi necessária porque “concluímos que precisamos nos afastar desses déficits comerciais persistentes e de longa data, gerados pelas políticas tarifárias e não tarifárias e pelas barreiras comerciais” de Japão e Coreia do Sul.

Trump voltou a afirmar que os paises poderão evitar as tarifas se suas empresas decidirem construir fábricas para produzir nos EUA. Ele afirmou que o governo americano liberaria “em questão de semanas” as licenças necessárias para que essas companhias possam operar no país.

Quando anunciou que iria enviar as cartas aos parceiros comerciais, Trump disse que os países poden esperar tarifas entre 10% e 70%, embora tenha sugerido que alguns acordos estão a caminho.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, indicou ainda que alguns países que não tiverem um acordo poderão ter a opção de uma prorrogação de três semanas para negociar.
Também na Truth Social, Trump ameaçou hoje impor uma tarifa adicional de 10% sobre qualquer país que se alinhe às “políticas antiamericanas do Brics”. “Não haverá exceções a esta política”, disse ele.

FOTO: The White House

FONTE: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/07/07/trump-anuncia-tarifa-de-25-pontos-percentuais-sobre-produtos-importados-do-japo-e-da-coreia-do-sul.ghtml